domingo, 5 de abril de 2020

Rafael Toledo, o "Capita" de responsabilidade!

Nome: Rafael Toledo
Apelido: Capita
Idade: 31 anos
Esporte: Futebol

Como começou a praticar?
- Comecei jogando bola na rua com a molecada no golzinho de chinelo. Com 8 anos, fui treinar na escolinha de futsal do Automóvel Clube, com o professor Gustavo Rabello e o Guina, que foram os treinadores que me ensinaram muito tecnicamente dentro de quadra, e fora dela, como a educação e o respeito com nossos companheiros e adversários. E são essas características que eu carrego comigo até hoje.

O que o esporte significou no começo e hoje significa para você?
- No começo significava tudo pra mim, porque eu só pensava em jogar bola, era escola de manhã, futebol na rua a tarde e treino no clube a noite. Lembro que o castigo que minha mãe me dava quando eu fazia algo errado era não me deixar ir pro treino; pra mim era o fim.

A primeira competição que participou:
- Meu primeiro torneio foi dentro da escolinha do Automóvel Clube.

O primeiro título:
- Meu primeiro título, que ficou muito marcado pra mim, foi um torneio de rua onde meus vizinhos Brunão, Guilherme e outros que agora não me lembro, organizaram com a rapaziada do bairro e meu time (Palmeiras hehe) foi campeão e ganhei uma medalha de papelão. Essa medalha era tudo pra mim e ficou pendurada no meu quarto por muito tempo.

Qual sua rotina de treinamento?
- Como ainda jogo futebol e gosto de jogar peteca, alterno meu treinamento durante a semana correndo e fazendo Cross.
A dificuldade que tenho é de manter a frequência nos treinamentos, devido ao serviço e a família.

Qual a sua maior alegria?
- Minha maior alegria foi poder conhecer muita gente boa dentro do futebol, onde muitos hoje são meus amigos. Poder conhecer lugares, cidades e viver momentos bons como por exemplo, fazer parte do time do VEC onde fomos recebidos pelo prefeito, na época Mauro Teixeira, em seu gabinete, e pude entregar em suas mãos o primeiro troféu de campeão do Brazil Cup em 2006.

Decepção ou frustração?
- Não tenho, graças a Deus pude viver e superar cada dificuldade.

Perspectivas para o futuro no esporte?
- Tenho a perspectiva que pode ser melhor, merece mais atenção. Antes existiam mais competições, principalmente pra molecada mais nova, existiam as Seleções de Varginha de várias modalidades, que disputavam campeonatos regionais como olimpíadas de Campanha, JOJU, Jojuninho, Lidarp, e hoje não vejo mais. A gente treinava o ano inteiro pra essas competições e isso me motivava.
Sem Varginha participar de torneios como esses, muitas crianças estão deixando de viver momentos bons, de crescimento como pessoa, e marcantes que eu e outros atletas vivemos.

Agradecimentos?
- Gostaria de agradecer todos a os meus treinadores: Gustavo, Guina, Evadson, Paulinho Gabriel, Wendel e Menote. São pessoas que me ajudaram a crescer como atleta e como homem.

Quem é o seu ídolo?
- Não tenho ídolo no futebol, mas gostava muito de assistir o Ronaldinho Gaúcho, pela sua habilidade, drible e improviso.

Qual a dica que você tem para aqueles que são menos experientes que você nos esportes?
- Use o esporte pra fazer amizades e conhecer pessoas novas, muitas entrarão através do esporte e não saíram mais da sua vida.

Mensagem:
- Muito obrigado ao Jornal PODIUM pela oportunidade e parabéns pela importância que vocês dão ao esporte regional, colocando atletas em evidência, registrando e deixando momentos marcados na história. Agradecer também a Deus pela saúde, Luana minha esposa e o José Pedro meu filho, por estarem sempre comigo, são meu suporte e alegria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário