quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pequena grande campeã

                Yngrid G. Paixão, de apenas dez anos, é uma jovem velocista que vem se destacando no atletismo varginhense. Foi “descoberta” em uma apresentação de ginástica, e hoje é recordista na sua categoria, sendo a atual campeã na corrida de rua mais famosa do país.

            Tudo começou quando seu atual treinador, Renato Vinhas, enxergou potencial como velocista na pequena, ao assisti-la em um espetáculo do Colégio Marista, que aconteceu no ano passado no campus do Unis. “Ele é pai de uma amiga minha, e após a apresentação, perguntou se eu tinha interesse no atletismo. Daí, meus pais passaram o número e o professor ligou para eles”.

Com três meses de treino, o treinador a levou para participar da Corrida São Silvestrinha, em São Paulo. “Na minha categoria, hoje sou número um a nível mundial, onde consegui um tempo recorde”, conta Yngrid. Além disso, também ganhou outros campeonatos pela região nos últimos tempos.

A campeã assegura que leva os treinos muito a sério, porque acredita que irá conseguir chegar onde quer. Procura também manter sua alimentação regulada, seguindo tudo que seu pai aconselha, para que se desenvolva mais. Isso, porque o pai já era envolvido no meio do esporte, com passagem em alguns times de onde ele é.

“Hoje ela é uma das melhores atletas do país na idade pré-mirim, com grande potencial para ser uma grande campeã no futuro. Ela treina três vezes por semana, em um formato mais recreativo, por causa da idade dela, para que o treinamento não seja pesado. Isso inclui jogos educativos, algumas corridas e trabalho de coordenação. O biotipo dela hoje, com dez, é de uma atleta de 14 anos, então ela tem um potencial maravilhoso”, conta seu professor, que garante vir explorando seu potencial com segurança, para que no futuro ela possa brilhar. Passando esses tempos de crise do corona-vírus, o plano é que ela volte aos treinamentos, e com sorte, no segundo semestre volte às competições.

Atualmente, a pequena Yngrid não possui patrocínio, além de seus pais e de Vinhas. Assim, eles vêm lutando para que isso mude, pois muitos dos custos que o esporte deriva, como uniforme, alimentação e viagens, pesam para a família e o treinador. “Acaba que esse é um esporte meio esquecido aqui na nossa cidade, é difícil achar patrocínio e apoio”, conta o pai.

“Agradeço primeiramente a Deus, pelo presente dessa experiência. Depois, ao Renato, que pôde ver em mim um potencial que nem eu mesma tinha descoberto ainda. E a meus pais, que me apoiam muito na minha decisão”. A jovem Yngrid, encantada e promissora nesse novo mundo, continua praticando sua amada ginástica artística, inclusive durante a quarentena, combinado com alguns preparos físicos. “Meu maior orgulho é poder mostrar para meus pais, Rony e Ana Cláudia, que eu vou ser uma campeã no futuro”.

Além do mais, a atleta traz um valioso conselho para os atletas menos experientes que ela: “a dica que eu dou pra eles(as) é que o sucesso é sim para todos, desde que estejam dispostos a pagarem o preço. Para crescer só existe um caminho: dedicação e superação. Sendo 1% melhor a cada treino e a cada corrida, chegaremos lá!”

Texto: Maria Júlia Veloso

2 comentários:

  1. Parabéns minha linda a vovó tem muito orgulho de você, vai enfrente que você é capaz

    ResponderExcluir