sábado, 25 de abril de 2020

Caio Cristiano conta sua história

Caio Cristiano, de 32 anos, é jogador de futebol em Varginha. Sempre esteve envolvido com o esporte, mas foi através de um convite vindo de seu professor João Carlos que estreou nos campos.

“Esse esporte mudou minha vida, pois requer muita disciplina para jogar. Apesar do handebol e eu termos uma linda história, minha maior paixão é o futebol, como todo bom brasileiro. Atualmente jogo somente esse, parei com handebol há cerca de dois anos.

O esporte me livrou das drogas, meu deu uma oportunidade de conhecer pessoas, de ir a lugares aonde eu jamais poderia ter ido se não fosse por ele. Hoje significa paixão, disciplina e, para muitos, até uma válvula de escape”.

Entre momentos marcantes pelo handebol, destaca a vitória do JOJU de 2004 e o bicampeonato no ano seguinte; JIMI e o Mineiro quando ficamos em segundo lugar. Já com a bola nos pés, guarda com carinho momentos como no ano passado, em que ele e sua equipe conquistaram o terceiro lugar no Campeonato Amador, com a Mattos Calçados.

“Além disso, uma das melhores vitórias foi contra o time de Campestre no JOJU, em 2004 em Poços de Caldas, onde ganhamos a final em cima deles. A minha maior conquista foi jogando handebol no Mineiro, em 2007. Vice-campeão, premiação: artilheiro do campeonato e melhor atleta da competição”.

Hoje não treina, somente para jogar, mas mantém uma rotina como estilo de vida.

“Acordo cedo, entro na academia às 7h corro todo dia 5 a 8 Km e aos finais de semana, jogo futebol. Para mim, hoje a parte mais difícil é o tempo, são muitas coisas para fazer. Tenho pouco tempo, então às vezes não treino o que gostaria de treinar.

Mas não fico triste, sei que vivi uma extraordinária vida de atleta, e olha que não cheguei a ser profissional - nem pelo handebol e muito menos pelo futebol. Sou grato a Deus e a Semel, tenho a honra de ser um dos primeiros atletas da geração 2000, pelas conquistas que deixei lá e pelos grandes amigos.”

Caio afirma que sua maior alegria é poder deixar um legado de conquista e caráter e, no meio disso tudo, ter feito grandes amigos. “Meu time era minha inspiração, tive a honra de jogar com cada pessoa extraordinária e excepcional!”

Entre suas decepções pelo esporte destaca que passou por épocas difíceis devida a falta de dinheiro. “Muita falta, porém em alguns momentos tive grandes amigos dentro do handebol que me ajudava pra valer. Tanto é que até hoje somos muitos unidos!”

O atleta pretende focar-se em contribuir com o esporte da cidade de Varginha, e fazer que outras pessoas tenham oportunidade de viver o que ele pôde. “O esporte me ensinou disciplina, foco e persistência. Querer vencer dentro de campo, porém fora dele, fazer grandes amigos.”

“Dentro do esporte, sou grato a três pessoas. Primeira delas é o João Carlos, professor de handebol, que foi um pai para mim, acreditou e investiu seu tempo e dedicação. Ao ex secretário de esporte Alex Peloso, a quem tenho uma admiração enorme por tudo que fez no passado por mim - atitudes que até hoje refletir em minha vida. E também ao Geraldão do Canaã, que a muito tempo faz um trabalho excepcional e comigo não foi diferente, me incentivando desde criança a ser um grande atleta.”

“Quero parabenizar o Jornal PODIUM pela brilhante atitude, por querer escrever sobre grandes atletas de nossa cidade. As vezes damos importância somente para aqueles que ficaram famosos, mas e aqueles que o esporte transformaram em grandes cidadãos? Durante muito tempo tive receio de contar minha história para todos em Varginha, devido a cobrança e obrigação que tinha de me tornar profissional para ter sucesso. Somente hoje vejo que através de Deus e do esporte, obtive o sucesso. Hoje sou advogado, corretor de imóveis, missionário na Sara Nossa Terra, casado, excelente filho e um eterno atleta! Um menino pobre que catava papelão nas ruas de Varginha, viveu o que vivi por causa do esporte. E hoje estou no lugar que cheguei, posso dizer que o esporte valeu a pena em minha vida! Era um garoto pobre que, através de Deus e do esporte, se tornou homem de caráter.”

Texto: Maria Júlia Veloso

6 comentários:

  1. Ex um exemplo aí por que fazia meu trabalho voluntário está e a maior riqueza do mundo parabéns Caio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Caio Deus abençoe sua vida cada dia mais, é só o começo o que Deus tem preparado para você. Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Parabêns meu lider querido, Deus te abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu filho você é merecedor desse linda homenagem. O esporte em sua vida foi uma bençao.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns caio! Vc é um orgulho pra nós ex atletas.

    ResponderExcluir