quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

“Made in Sul de Minas”: Rafael Pereira

O ponteiro da equipe de vôlei de Varginha, Rafael Gaudêncio Pereira, 16 anos, fechou contrato com a equipe de Mauá/SP. O atleta participou da Seletiva no início de dezembro, disputando vagas com aproximadamente 150 garotos.
            Destaque individual nas competições regionais e da Federação Mineira, Rafael leva na bagagem títulos de Vice-campeão Mineiro por Três corações e Vice-campeão Sul Mineiro por Varginha.
            Em sua nova “casa”, disputará competições muito fortes: campeonatos da Federação Paulista de Volleyball - FPV e Coordenadoria de Esportes de São Paulo (Jogos Regionais, Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Copa de Voleibol e Jeesps-Jogos Escolares).

Os atletas da Associação de Voleibol Mauá possuem benefícios de: Ajuda de custo;  Moradia; Alimentação em rede conveniada de restaurantes; Bolsa de estudo de Inglês na Wizard; Bolsa de estudos no Colégio Leonardo da Vinci; e Fisioterapia.
A equipe conta com 12 títulos estaduais, um brasileiro e foi nove vezes consecutivamente dos Jogos Escolares na categoria mirim.

O atleta
            Natural de São Paulo, Capital, Rafael veio para o Sul de Minas ainda criança. Sua paixão pelo vôlei também é antiga, desde pequeno acompanhava a mãe, Ângela, que trabalhava como técnica da equipe de vôlei do município de Cristina/MG.
Assim como o começo de vários garotos e garotas no esporte, começou apenas por diversão. Morando em uma cidade pequena, o esporte era uma das poucas diversões: “não só o vôlei, no qual comecei a me destacar, mas também em outros como natação e futebol”, disse ao Jornal PODIUM.
“Com o decorrer do tempo, observando os jogos em que minha mãe atuava, como técnica, comecei a pegar gosto. Sentindo a emoção que o vôlei transmitia, não só para mim, mas também para as pessoas que assistiam, comecei a me aprofundar cada vez mais nesse esporte”, contou.
O percurso
Três Corações, na época, era sua grande referência na região como um dos melhores times de vôlei. A mãe fez contato com o técnico que analisou o garoto e conseguiu realizar o primeiro sonho de atleta.
            No ano seguinte, por conta de passar no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), mudou-se para Varginha. “Fui muito bem recebido na equipe pelos técnicos Marcão e Wesley Gonçalves”, enfatizou.
            “Em Varginha assumi o papel no esporte, além de diversão, o compromisso e comprometimento com o vôlei, no qual me destaquei no Campeonato Mineiro pela equipe ficando entre os 25 melhores jogadores, que posteriormente seriam selecionados para representar o estado; porém, por conta da altura recebi minha primeira rejeição em uma equipe, não sendo selecionado.

A pesar das dificuldades, que todos nós sabemos que o país passa, e percebendo o baixo investimento do governo no esporte, continuo lutando, pois só quando se desiste que o sonho acaba e, se depender de mim, nunca irá acabar”. 

Agradecimentos
            “Agradeço primeiramente a Deus, aos meus avós maternos Joaquim Carmelino e Maria Aparecida, ao meu padrasto José Adriano e a todos que me ajudaram nesta trajetória; em especial minha mãe Ângela Maria, que sempre está ao meu lado me apoiando e incentivando”, finalizou. 


Um comentário: