terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Mesatenista varginhense luta na Justiça pelo Bolsa-Atleta Estadual

O mesatenista Lucas Gonçalves de Paiva, aluno-atleta campeão do JEMG/2015 e eleito “Melhor de Minas”, está processando judicialmente Estado Minas Gerais (Secretaria de Esportes) por sua desclassificação na seletiva do Bolsa Atleta (edital 2016 – ano base 2015).
Segundo o advogado Saulo Rodrigo do Carmo, “a Secretaria de Esportes do Estado, de forma injustificada e não acobertada pela análise justa do pleito de bolsa atleta, simplesmente ignorou este atleta e suas conquistas, não fazendo constar seu nome no rol de classificados e beneficiados pelo Programa, mesmo tendo ele preenchido com louvor todos os requisitos para concessão do benefício”.
Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico
O programa destina-se a apoiar financeiramente atletas e técnicos que pleiteiem o benefício e apresentem bons históricos de resultados em competições de âmbito estadual, nacional, internacional e Olímpico/Paralímpico.
Imagem ilustrativa - Divulgação FEEMG
Lucas requereu a Bolsa-Atleta Estadual, destinada a atletas com idade entre 12 e 17 anos, que tenham participado e conquistado uma das três primeiras colocações nas competições desportivas de referência de âmbito estadual.
            Ocorre que em 2015 a Federação Mineira de Tênis de Mesa estava interditada pela Confederação Brasileira (CBTM), impossibilitando a elaboração de ranking estadual.
            A Advocacia-Geral do Estado apresentou defesa contestando o mérito, amparando-se, entre outros pontos, na inatividade da Federação Mineira de Tênis de Mesa, para a classificação de mesatenistas nessa categoria do programa.  
Porém, Lucas participou das competições oficiais de ranking da Confederação e apresentou um certificado oficial da entidade comprovando ser o primeiro colocado do Estado de Minas em sua categoria.

O JEMG
           
O agravante seria a recusa da Seesp em considerar os resultados dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Primeiro, por tratar-se de uma competição realizada pela própria Secretaria em conjunto com a FEEMG – Federação de Esportes Escolares MG, envolvendo todo o Estado, principalmente no caso da modalidade em questão, desamparada de uma federação estadual.
            Lucas conquistou sim uma das três primeiras colocações nas competições desportivas de referência de âmbito estadual, pois foi campeão estadual (medalha de ouro) do JEMG Modulo II (modulo II quer dizer de 15 a 17 anos), competição oficializada e reconhecida pela FEEMG e SEESP, oportunidade em que a Secretaria de Esportes de Minas Gerais emitiu um certificado de “Melhor de Minas 2015”.
O JEMG não é uma competição de referência estadual? Como não? Afinal é reconhecido pelo COB, e o resultado da etapa Estadual dá direito ao atleta disputar os Jogos Escolares da Juventude (Nacional), e Lucas representou o estado de Minas Gerais no ano de 2015.

O mérito
            A exclusão do atleta na seleção do programa pode ceifar uma carreira promissora, pois além do auxilio-financeiro para as despesas com o esporte, pode minar emocionalmente o atleta.
            “...uma informação errada, uma análise equivocada e pouca vontade, por quem detém a (in) competência, desclassificou não só este atleta Requerente como também outros atletas de diversas modalidades”, destacou Dr. Saulo na Ação Cível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário