sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Atletas de base do Tricordiano passam por avaliação isocinética

Os atletas da categoria sub-20 do Atlético Tricordiano realizaram na uma série de avaliações fisiológicas e funcionais antes de encararem os principais campeonatos da categoria neste ano. As avaliações fazem parte de um projeto desenvolvido pelo fisiologista e professor da Unincor, Anderson Massahud.
            Os testes aconteceram no Laboratório Integrado de Tecnologias Aplicadas as Ciências da Saúde e do Esporte, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Muzambinho (IF Sul de Minas).
O laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Renato Aparecido de Souza, que também é o coordenador do Curso de Educação Física do Instituto Federal.

O professor Anderson destacou o apoio do professor Renato que disponibilizou o espaço do IF para que os testes pudessem ser realizados. Ele ainda lembra que todos os procedimentos farão parte de uma troca de conhecimentos científicos entre o Instituto Federal e o Programa de pós-graduação da Unifal – Universidade Federal de Alfenas, uma vez que os dados coletados farão parte de uma pesquisa de mestrado orientada pelo professor Adriano Prado Simão. A pesquisa conta ainda com o apoio dos fisioterapeutas Dr. Leonardo Carvalho, Marcelo Oliveira e do professor de Educação Física Jean Ferreira.
Os atletas realizaram os testes de saltos, que avaliam a potência dos membros inferiores e aponta os déficits que podem ser trabalhados para melhorar fundamentos como, por exemplo, o cabeceio. Já o dinamômetro isocinético identifica desequilíbrio anteroposterior da coxa para que, posteriormente, o preparador físico possa individualizar o trabalho com cada jogador. Os atletas ainda realizaram o exame de eletromiografia de superfície, que estabelece o ponto de fadiga de cada pessoa, evitando assim lesões e protegendo o atleta.
“Os testes que os atletas do Tricordiano foram submetidos são ofertados comumente somente para atletas profissionais. Tanto pelo custo das avaliações, quanto pelo fato de poucos laboratórios contarem com a tecnologia. Realizá-los com a categoria de base mostra uma posição de vanguarda da diretoria do Tricordiano”, afirma Anderson.
            Os resultados serão analisados e enviados ao Tricordiano na próxima semana. A partir disso, o departamento físico passa a programar atividades específicas para cada jogador do elenco com objetivo de diminuir o desequilíbrio e, principalmente, evitar futuras lesões.
Os atletas da categoria sub 20 do Tricordiano contam com o apoio da Academia Corpo Livre para realizarem os treinamentos de força. Após um período de treinamento, os testes serão novamente realizados para analisar a evolução de cada um dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário