terça-feira, 7 de abril de 2020

Bernadete Picheli fala de seu amor ao esporte

Nome: Maria Bernadete Picheli
Idade: 51 anos
Esporte: Corrida de Rua, Trekikng (Trilhas em montanhas) e musculação!

Como começou a praticar?
- De início via meus amigos correrem e achava que eram doidos (rsrs), mas com 43 anos comecei ir à academia e lá tive um desafio de meus professores de musculação que me incentivaram a começar a correr. Meu namorado Paulo Cesar Flausino, que praticava corrida, me incentivou a começar e começou a me treinar, peguei gosto e nunca mais parei. Devo isto, unicamente a ele que nunca me deixou desanimar, sempre me incentivou e começou a me levar para competir em outras cidades. Juntos, hoje somos Atletas internacionais onde já participamos de duas provas.
Já existiam outras pessoas que praticavam corridas aqui em Elói Mendes, formamos o Grupo de Corrida “Mutuka’s Running”, onde ele nos treinava duas vezes por semana e também fazíamos nossos treinos individuais. Ele lançava muitos desafios de corrida, também fazíamos funcional, realmente sempre foi muito motivador!

O que o esporte significou no começo e hoje significa para você?
- Esporte é vida, é tudo... não sei como eu seria se não praticasse!! Significa qualidade de vida. O Esporte faz com que você saia da sua zona de conforto e se reeduque para obter saúde e qualidade de vida, onde também gera bem estar consigo mesmo e com sua aparência física e intelectual. Alivia estresse, te faz sentir leve e pleno! O esporte é o ar que dá vida ao meu ser! Dentro do esporte aprendi a conjugar o verbo superar, desde então tenho me superado a cada dia. A vitória não é tudo, mas o meio para consegui-la é que é tudo.

Primeiras competições:
- Minha primeira competição foi em março de 2012 em Lavras, na 4ª Corrida Rústica de Lavras, recebi medalha de Participação.
Considero meu primeiro título que foi em 01/05/2012 em Alfenas, na 1ª Corrida do TRABALHO - 10 km Alfenas, onde recebi medalha de participação e meu primeiro troféu chegando em 5º lugar geral.
Foi uma emoção muito grande, gratificante demais, sem explicação. Algo que motivou e me fez olhar pra frente e ter a certeza de que quando queremos e fazemos pelo dom de merecer conseguimos qualquer coisa! Mas tem que ter disciplina, foco e dedicação! Este título foi minha 2ª Competição!

Qual sua rotina de treinamento?
- Treino no mínimo cinco vezes por semana, sendo três treinos de menor quilometragem e um longão no final de semana. Também faço três dias de musculação para reforço que muito ajuda no desenvolvimento da corrida, preservação/reconstituição dos músculos. 
Minha rotina é intensa, mas saudável. A parte mais difícil é conciliar tempo, trabalho, estudo, afazeres de casa e lazer. Levanto-me todos os dias as 05h10min da manhã para treinar, corrida ou academia. Dever cumprido, bora fazer as outras tarefas. Mas gosto de treinar corrida na natureza onde me relaxa, me mantém conectada com o “DIVINO”, com meu “EU”, me mantendo em equilíbrio e focada. Treino no mínimo duas horas por dia entre academia ou corrida!
Procuro me alimentar saudavelmente; mantenho-me sempre motivada, pois sei que tenho que ser exemplo, dando meu melhor, assim fica mais fácil. Mas tem dias que dá vontade de ficar quietinha, mas ai é que vem a superação. Levanto-me e bora lá pra mais um dia de infinitas possibilidades!
Quanto às competições depende, tem umas que são brutas. Mas gosto de desafios. As mais brutas são as corridas de montanha, mas eu “amooo”, tipo os “Desafio das Serras”.

Qual a sua maior alegria?
- Minha maior alegria é acordar todos os dias e ver que estou viva e com saúde, pronta para novos desafios. Poder olhar para trás e ver o quanto já superei e evoluí como pessoa. Poder ser útil às pessoas, principalmente as menos favorecidas. Poder sorrir, ver, sentir, rir, chorar, amar, cantar, viver intensamente cada minuto que Deus me concedeu! A corrida me trouxe grande parte disto, é uma satisfação sem fim, um êxtase inexplicável, como um “VIRUS” bom que nos contagia para sempre!
Minha vida é só “GRATIDÃO” o tempo todo!

Qual a maior decepção ou frustração?
- Minha maior frustração é ver tantas injustiças, tanta maldade nas pessoas e não poder fazer muito, pois cada um pensa de um jeito. Fico muito frustrada quando vejo que nosso sistema não funciona; que as leis existem e não são cumpridas; que muitos dos que se acham mais fortes humilham os mais humildes; que grande parte das pessoas são miseráveis de espirito; que tanta gente passa fome e tantos desperdiçam; que o amor é tão fácil de doar, mas que muita gente não está nem aí; que pessoas morrem sem médicos, remédios, carentes de afeto e o mundo parece alheio....e por fim, fico muito triste de ver que nós seres humanos somos enganados o tempo todo por pessoas que só pensam no dinheiro, onde tudo é permitido, por ele matam, mentem, enganam e roubam e ninguém parece fazer nada; Destroem o planeta e nada acontece. Para mim esta é a pior parte, isto me deixa muito mal! Minha maior decepção é viver em um mundo que finge não ver tudo isso e não fazer nada para que as pessoas possam mudar, onde parece que o “Sistema” não funciona!

Perspectivas para o futuro no esporte?
- Para o futuro que é sempre o “agora” para mim, sonho tudo de melhor, vou sempre continuar evoluindo, participar de muitas provas de menos quilometragens e outras de mais quilometragem como as meias Maratonas (21 km) onde já participei de muitas.
Algumas provas importantes que já participei foram: meia Maratona da Pampulha (fui em duas), Corrida da Asics, Meia maratona do Rio de Janeiro, Corrida da luta contra o câncer, São Silvestre (fui em quatro) e muitas outras meias maratonas. Já participei de duas meias Maratonas Internacionais sendo: Meia Maratona de “Punta Del Este” no Uruguai e a meia Maratona de Foz do Iguaçu, saindo do Paraguai, passando por Foz do Iguaçu e chegando à Argentina (esta foi bruta).
Já estou inscrita em mais algumas provas, porém foram canceladas devido à Corona Vírus e estamos aguardando novas datas, sendo uma delas uma Maratona do Rio de Janeiro (42 km).

Gostaria de fazer agradecimento à quem?
- Meu agradecimento primeiro a Deus e depois a Paulo Cesar Flausino, meu companheiro, amigo, treinador e que me inspira nos momentos únicos a cada corrida e na vida. Sempre acredita que sou capaz, me faz renovar as esperanças a cada largada e está lá para me aplaudir a cada chegada!!! Ele é minha maior fonte de inspiração e acima de tudo, seus exemplos como pessoa e atleta me constroem a cada dia, na Corrida e na vida!!! A ele toda minha “GRATIDÃO”!!! Também aos meus familiares que muito me incentivam e aos meus inúmeros amigos que me incentivam e estão comigo sempre nesta empreitada desafiadora e maravilhosa que é “CORRER”. Eu já tive grandes experiências de superação e motivação em meio a muitos atletas que conheci, motivando-os ou sendo motivada por eles. Simplesmente é uma energia contagiante, um elo de pura magia, foco e superação!!!

Quem é o seu ídolo?
- Usain Bolt, que é considerado o maior velocista de todos os tempos, mas Ayrton Senna me fascinava pois era um esportista nato. Sua dedicação aos treinamentos físicos o tornou um atleta exemplar que poderia praticar qualquer tipo de esporte. Além do automobilismo, gostava de jogar tênis, correr a pé, andar de bicicleta, nadar, pilotar jet ski e outros. Levo para a vida seus exemplos, pois não foi somente um atleta, também um grande exemplo de ser humano, pela força, garra, perseverança e humildade... Um ícone para nos espelhar. ÚNICO!!!

Qual a dica que você tem para aqueles que são menos experientes que você nos esportes?
- Seria ótimo se todos praticassem esportes, porém como tudo tem um começo, tem que ser devagar e gradativo. Devendo respeitar o limite do corpo, ao mesmo tempo que tem que ter foco e disciplina. Ter uma rotina, se alimentar bem e nas horas certas, dormir bem, fazer reforço, alongamentos. Fazer do esporte um prazer, trabalhar a mente para não desanimar, procurar pessoas com experiência e se orientarem para saber qual a prática correta.
Organizar os horários e saiba que vai exigir sacrifícios, porém o retorno vem. Procurar um médico antes de começar para ver a saúde física também é imprescindível. Nunca fazer nada por conta própria e sem instruções, pois poderá treinar errado e sentir dores, ocasionando o desânimo e a desistência dos mesmos. Procurar lugares arejados, ao ar livre de preferência, com sol, na natureza, ou ambiente próprio e acolhedor.
Quando o esporte entra na vida de uma pessoa, nada fica igual. A prática esportiva aliada à vontade de vencer é capaz de transformar não somente corpos e mentes, mas também histórias, fazendo com que ultrapassem seus próprios limites.
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz".
“É vital a assessoria de alguém, um profissional ou alguém que entenda, que dê dicas, ensinamentos e minimize erros. É importante ter gente na retaguarda lhe ajudando transmitindo calma e tranquilidade. Esta ajuda promove o desenvolvimento da percepção, pois o ímpeto de ir sempre adiante pode lhe prejudicar. É necessário saber se segurar, agir só na hora certa. É fundamental que lembremos sempre que: "É errando que se aprende”;

Superação:
- Já tive inúmeras conquistas, mas nenhuma delas foi fácil como parece. Suei muito, e por diversas vezes quase enlouqueci. Mas nunca, jamais pensei em desistir. Essa minha força me levou mais longe, me fez não só ter uma vitória, mas almejar cada vez mais objetivos, o que iluminou fortemente os meus dias, me enchendo de alegria e ânimo.... CONQUISTEI 108 MEDALHAS EM 108 PROVAS E 44 PÓDIOS!!
Tenho todos os dias que lidar com os desafios, mas me mantenho firme na meta que estabeleço para conquistar os meus objetivos.
Não é segredo para ninguém que tive Câncer, falo isto para ser exemplo de superação, onde meus médicos são meus maiores incentivadores e me dizem que 60% da cura vêm da prática de esportes e hábitos saudáveis. Meu caso foi levado a muitos Congressos médicos, pois o Esporte a cada dia me ajuda mais e mais. Minha recuperação e cura foram muito mais rápidas devido a prática de esportes.
A corrida me trouxe a vida, a vontade de viver, superar qualquer obstáculo e mostrar que somos mais capazes do que imaginamos. Vamos sempre ouvir que somos doidos e que não vale a pena esse sacrifício. Eu falo e repito: ‘Vale sim, e muito, a vida é uma só’. Viva como se fosse o último dia todos os dias. Faça por você e esqueça os outros”.

Mensagem:
- Agradeço a vocês pela oportunidade de ser luz levando um pouquinho de minha experiência de vida as pessoas. GRATIDÃO IMENSA a Deus e ao Universo por me permitirem isso e me colocar os meios para poder levar um pouquinho de força, coragem, foco, fé, amor e luz as pessoas!!!
Deixo este pensamento que é meu lema: [...]"Desistir?!?... Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça"...!!!!(Cora Coralina)


Nenhum comentário:

Postar um comentário