segunda-feira, 6 de abril de 2020

Conheça a história do Wallace Guidon

              Grande fã do futebol, um menino que aos sete já jogava bola na rua com a garotada. Aos dez, já foi parar na escolinha do Cruzeiro de Varginha, seu pontapé no futebol, com a ajuda do pai, que sempre o incentivou. Até hoje, com 30 anos de idade, Wallace Deon Fávaro, ou Guidon, ainda está envolvido com os seus esportes do coração: futsal e futebol.

“Quando comecei na escolinha, fiz muitos treinos de preparo físico e coletivo com os professores Palito e Célio, ambos de Belo Horizonte”, conta. Ainda nas categorias de base, viajou por muitas cidades, participando até em amistosos entre o Cruzeiro de BH e o Fluminense, do Rio de Janeiro.

Além disso, jogou em time de escola, no Interclasse em Machado, com time do Monte Serrat, uma viagem inesquecível de uma semana. Também, foram vice-campeões aqui em Varginha nos jogos estudantis. 

“Fui campeão no torneio quadrangular no Melão. Nosso time, do técnico Roia, estava com 7 jogadores em campo, mas fomos campeões. Os outros times eram o AVE, Arte Disciplina e o Canaã. Jogavam comigo Shimoio, Marreta e companhia nessa época!”. Aos doze, também foi campeão do Sul Mineiro com o Cruzeiro de Varginha em Sete Lagoas.

“Já treinei no campo do Fátima, no Melão, Sete de Setembro, no Flamenguinho e na Ilha das Orquídeas. Nesse, por quatro anos treinei, terças e quintas, e jogando nos finais de semana aqui ou em outras cidades. Era muito bom!”

Já na fase adulta, jogou no Amador pelo Roma, PSG, Corcetti e NAV. Atacante de velocidade e dribles, diz ter a sorte de atacante que faz bons gols, além de ser especialista em fazer “gols de bicicleta”. 

Foi campeão invicto Amador com o time do Corcetti em 2012, com quatro gols e duas assistências na final contra o PSG. No futsal, artilheiro na Copa Sem Fome, do Edinho, com nove jogos e vinte e cinco gols. Vice-campeão no Regional Amador, com o time do São Bento Abade - artilheiro com onze gols. “Fui destaque ano retrasado, com a Taiff, no Campeonato dos Trabalhadores do SESI, e vice do campeonato de campo.”

Cruzeirense fanático, atualmente joga pela NAV. Conquistou ano passado o troféu Destaque da Partida contra o Vargeana, com três gols, em uma briga direta contra o rebaixamento. Com apoio dos companheiros e diretores, escaparam.

            No primeiro ano da NAV no Bairrão, conseguiram subir para o amador. Desde então, Wallace joga com eles, carregando o título de mais gols vestindo a camisa, contando mais de cem. Em um campeonato em Paraguaçu, o time conquistou o terceiro lugar. Guidon diz ter como perspectiva para este ano que a NAV seja campeã no amador.

            Wallace compartilhou seu desapontamento por ter tido oportunidade de ser um profissional do futebol, pois na época, não tinha condições para fazer testes fora da cidade. “Mas aprendi muito com isso, no final das contas. E o futebol continua sendo minha maior alegria, junto com meu filho de três anos, que vou incentivar no esporte!”

Tem muito respeito por um atleta conhecido como um dos maiores de todos os tempos, seu ídolo, Cristiano Ronaldo. “Para mim é o melhor da história, um jogador e inspira por seu talento e muita dedicação nos treinos.” Mesmo na quarentena, Guidon está procurando não perder o ritmo, se puxando a correr pelo menos uma vez por semana, pois sabe que isso fará diferença.

“Agradeço àqueles que me ajudam muito. Professor Palito, me ensinou a ser um jogador com humildade e dedicação; meus colegas do Cruzeiro - amigos que sempre gostaram do meu futebol e agradeço muito meu pai, Guido Fávaro, que sempre me incentivou desde dos 10 anos até hoje, me acompanhando nos gramados e sempre no meio da torcida. Sou muito grato a ele!”

“Para aqueles que estão começando agora: vá em busca de seus sonhos. É preciso saber abraçar uma oportunidade com suas duas mãos caso na sua porta, pode ser a única. Sempre com a cabeça erguida, mas não esquecer da humildade.”

Texto: Maria Júlia Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário