quarta-feira, 8 de abril de 2020

Goiaba, o menino que pediu para jogar bola!

             Guilherme Francelino, o Goiaba, de 26 anos, é um talento do futsal e futebol de campo, que começou no mundo dos esportes a partir de um pedido inusitado, vindo de um coração curioso e encantado com a bola. Enfrentou em sua trajetória tempos difíceis e, hoje, é um dos destaques do futebol varginhense.

Por volta dos 06 anos de idade, sempre via o treinador do Centro Treinamento Corcetti subir a rua de sua casa em direção à escolinha CTC. Por sua própria iniciativa, pediu autorização para entrar e jogar. Sua iniciativa deu muitos frutos, aliada ao incentivo dos pais e amigos. “Devo muito a eles, sempre estão me acompanhando nos jogos, onde quer que eu esteja”, contou.

“No começo aprendi muitas coisas, como não ficar na rua fazendo bagunça ou mexendo com coisas erradas. Hoje, o futebol para mim é tudo, onde consigo fazer o que mais amo na vida e posso fazer algumas pessoas felizes me vendo jogar. Sou muito grato àqueles que me elogiam, jogo por eles também.”

Sua primeira competição foi em um campeonato mirim, onde foi campeão, conquistando sua primeira medalha e também seu primeiro troféu de artilheiro, no dia 10 de março de 2006. “Significou muita alegria pra mim. Saber que estava no caminho certo me fez muito feliz, mais feliz ainda sabendo que minha família nunca desacreditou de mim”, lembra Gioaba.

Para o atleta, é uma grande alegria ter seu esforço convertido em vitórias. Entre elas, junto com o time do Corcetti, terem conquistado o título de Campeão Amador em 2012. Além disso, foi artilheiro do Amador por quatro anos seguidos e se orgulha de todos os troféus que hoje possui, “mas tudo com muita humildade, sempre”, complementa. Quanto às suas decepções, conta que a mais marcante foi ter perdido um título no Melão para o time do Registanea, após empate de 3x3. “No último lance tomamos o gol. Isso dói até hoje (rsrs)”, brinca Goiaba.

Atualmente, Goiaba joga pelo time do Roma, mas passou dois anos fora. Passou pelo Libertas e PSG. Este ano, logo no retorno, marcou cinco gols no primeiro jogo, Roma x Figueirinha. “Mas ainda tenho pouco tempo de Amador, joguei apenas sete: três com o Roma; um com o PSG; Libertas; Corcetti e Fermavi.”

Grande fã de Messi e Cristiano Ronaldo, diz se inspirar neles por gostarem de “jogar em alto nível” e demonstrarem também ser pessoas incríveis, com desejo e dedicação em ajudar ao próximo. Para buscar ser um pouco mais igual a eles, diz que está sempre querendo ser melhor do que foi ontem, evoluir para vencer. “Também quero ser lembrado pela humildade e pelo caráter, por nunca desfazer de alguém e sempre que possível, ajudar o próximo.”

Goiaba agradece principalmente a seus treinadores, de quadra e de campo, Paulo Fernando do CTC e Vitinho do Roma. “Me ajudaram muito, falaram para que eu não desistisse. Eu nunca tinha dinheiro para viajar ou para comer fora, essas pessoas sempre me ajudaram. Não tinha dinheiro nem para comprar o uniforme, jogava de tênis no campo. Hoje, só jogo futebol graças a eles e minha família”.

            Goiaba deseja continuar jogando, e espera ganhar o máximo de troféus e ensinar aquilo que aprendeu. Para aqueles que são menos experientes nos esportes, aconselha que não desistam nunca, sonhem e corram atrás de tudo, “com humildade, pés no chão e sempre agradecendo a Deus por tudo”.


Texto: Maria Júlia Veloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário