domingo, 26 de abril de 2020

Maicon Jadiel Brito conta sua história

Nome: Maicon Jadiel Brito
Apelido: Tonhão
Idade: 28 anos
Esporte: Futebol

O que te faz apaixonado por esse esporte?
- O que me faz ser apaixonado por futebol é a magia que envolve o esporte, Cruzeirense que sou, quando criança jogava na rua com os amigos (golzinho de chinelo) e imitava o Alex Alves nas comemorações. Nessa época a seleção era a mais temida do mundo, e acho que aquele pentacampeonato só me fez apaixonar mais ainda.

O que o levou a começar a praticar?
- Na rua joguei até uns 11 anos, depois comecei a frequentar escolinhas. Um amigo de um tio meu tinha um time infantil que se chamava Unidos do Boca Júnior, e sempre fazíamos amistosos dentro e fora da cidade.

Depois como seguiu sua história?
- Com o passar do tempo peguei o final do Cruzeirinho, que logo depois virou São Caetano.
            Algum tempo depois, disputando um campeonato da cidade infantil como volante, conheci o Palito, que me disse que eu tinha que jogar na zaga pela minha estatura, e fui treinar no VTC com ele, que então já era Fluminense, e um ano depois virou Arte & Disciplina, onde disputavam muitos campeonatos infantil e Juvenil. Inclusive, fomos vice-campeões do torneio de Águas de Lindóia que envolvia muitas equipes de escolinhas até times de base.
            Além disso, disputei um torneio para o 23 de Setembro de Três Corações-MG, onde já tinha meus 16/17 anos.
            Em 2017 fiz parte da montagem do time amador e joguei o campeonato de torcidas pela equipe da NAV (Nação Azul de Varginha), onde sou membro da torcida, e o começo do Bairrão. Hoje, é uma das equipes mais estruturadas de Varginha, com o excelente trabalho do Alexis (Bolacha), que se dedica imensamente e gosta muito do que faz.

Atualmente ainda pratica?
- Hoje por falta de tempo (filho pequeno), jogo pelada às vezes, um pouco fora de forma. Mas pretendo recuperar a boa forma e ano que vem quem sabe jogar o Bairrão por alguma equipe, pois tive convites.

O que o esporte significou no começo?
- O esporte teve um significado muito grande na minha vida, e o que realmente marca são os desafios e como você aprende a lidar com eles. É como na vida! Nem sempre a gente vence, mas nunca podemos desistir, porque sempre tem um novo dia, um novo começo e uma nova história.

E o que significa hoje?
- Hoje o esporte faz parte da minha base de vida, é muito significativo. Com tudo que eu vivi no esporte, gostaria muito que meu filho também tivesse a mesma experiência.

Competições que marcaram sua trajetória:
- Em 2007, o torneio de Águas de Lindóia, onde fomos vice campeões passando por times muito fortes como o Coritiba,o São Paulo e na final perdemos para o São Caetano. Na primeira fase já tínhamos perdido para eles, foi doloroso. E o Campeonato de Torcidas em Varginha (2017), marcou muito porque envolveu paixões, e você jogar representando seu time e para a maior torcida organizada do Sul de Minas é demais!

Conquistas que marcaram:
- Houve uma partida que me marcou bastante, e não foi a da final! Foi contra torcida do Atlético na SEMEL, pois a rivalidade já diz por si só. Rolou altas provocações deles durante a semana, e a gente ganhar aquele jogo de 2x0 foi a mesma sensação do meu time vencer o deles no clássico. Fora a torcida que deu um show!

Qual é ou foi sua rotina de treinamento?
- Hoje faço só algumas corridas durante a semana, a família e o trabalho ocupam demais o tempo, mas sempre dou um jeitinho!
Conciliar trabalho e esporte é muito difícil, trabalho fora e todo dia estou em cidades diferentes. A falta de tempo é o maior empecilho hoje.

Qual a sua maior alegria?
- A maior alegria foi sempre ter saúde para fazer o que eu gosto. As alegrias foram diárias!

Decepções ou frustrações?
- A maior frustração foi de não poder continuar. Todo garoto sonha um dia em chegar no profissional mas nunca foi fácil, e sem apoio e estrutura te leva a frustração.
 
PUBLICIDADE
Seu esforço se dá por inspiração em alguém?
- Sempre foi meu já falecido avô Manoel. Quem me dava as chuteiras e pagava minhas viagens, sempre foi ele que esteve do meu lado.

Como estão seus planos para o futuro?
- Cuidar da saúde, trabalhar bastante e criar meu filho para ser uma boa pessoa e, quem sabe, um futuro craque (sonho de todo pai babão!).

Gostaria de fazer agradecimento? 
- Hoje não posso mais agradecer, mas sempre fui muito grato a meu avô Manoel de Brito, minha saudade diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário