segunda-feira, 1 de junho de 2020

Vitor, Gambá, conta sua história

Nome: Vitor José Batista
Apelido: Gambá
Idade: 52 anos
Esporte: Futsal e Futebol de Campo

            Desde pequeno, sempre acompanhou o esporte na cidade de Varginha. Com o tempo, Batista foi se apaixonando pela modalidade. Começou a praticar com 14 anos, ao convite de seu grande amigo José Roberto Galdino, ou Tibicha, para jogar no seu time MEC, do bairro de Fátima. Em sua carreira, passou também por outros times como o Internacional, onde ficou sete anos, Santiago de Besul, Corcetti, AABB e Santa Cruz.

Logo no ano em que começou, teve sua primeira experiência como campeão de um campeonato, e destaque também. Depois, convocado para a seleção de futsal de Varginha em 1986, foi campeão do JIMI. Após ser convidado para a outra equipe do bairro, o Inter, ajudou a garantir a Taça Municipal de 1992 e, no mesmo ano, foi campeão da Taça EPTV de Futsal.

Além disso, disputou os campeonatos Mineiro e Copa do Automóvel, em São Bernardo do Campo/SP; foi bicampeão 92/93 do torneio regional Abertura de Futsal; campeão Regional pela seleção de Varginha em Conceição Aparecida; bicampeão pela Takenaka Varginha e da Taça Municipal de Varginha AABB de Futsal; em 95, campeão Copa Varginha para Todos e Taça Municipal; em Santa Cruz, campeão de 1996-2003 da Taça Municipal e Corcetti Futsal; em 2000, das Olimpíadas de Campanha; campeão de areia de 2000 a 2002; além de campeonatos como Copa Alterosa de Futsal, 3º e 4º lugar. Tudo isso fora os jogos contra Atlético PAX Minas, Seleção da Austrália e Rosário Central-ARG.

Entre minhas maiores dificuldades, destaco conciliar os treinos e jogos da seleção de futsal de Varginha com o trabalho. Muitas vezes saía do trabalho para ir direto à viagem de jogos em outras cidades. Voltávamos de madrugada e eu já ia trabalhar no dia seguinte. Foi muito difícil, mas aprendi muito nesse tempo, e graças a isso tive oportunidade de fazer várias amizades que tenho até hoje. Só tenho a agradecer ao esporte por me proporcionar isso e saúde!”, afirma.

Atualmente, pratica na AABB Society e Futsal Santa Cruz. Agora mais experiente, tenta passar aos jovens um pouco do que aprendeu. “Sempre tive vontade de praticar. Hoje o esporte significa tudo para mim, faz parte da minha vida e do meu dia a dia”.

Seu esforço se dá por inspiração em seus treinadores, José Roberto Galdino, Targino Valias, Adalmir Imbrisi, Orlando Rosa e Evadson Rosa. Gambá pretende continuar praticando esporte e espera poder ajudar alguém no futuro, no esporte.

Agradeço ao meu amigo Tibicha, que foi a primeira pessoa que acreditou no meu futebol. Quero agradecer algumas pessoas que esqueci de mencionar, mas que fizeram parte da minha trajetória no futsal e na minha vida. E minha família acima de tudo, meu filho e minha esposa.”

Texto: Maria Júlia Veloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário