quinta-feira, 4 de junho de 2020

Gabriel conta sua história

Gabriel Henrique de Oliveira Ribeiro
Apelido: Bibica
16 anos
Esporte: Futebol de Campo e Futsal

Conhecido hoje por sua habilidade com a bola, o jovem Gabriel entrou para esse mundo após uma tragédia familiar quando ainda era bem novo. “Perdi meu irmão aos 7 anos de idade. Depois de um tempo, entrei para o meio do esporte por incentivo da minha tia, que é jogadora de futsal. Hoje minha inspiração se dá por ele e por ela!”, afirma Babica.
            Com isso, aos dez anos começou a jogar no campo do Geraldo. “Tinha muito  incentivo do meu pai, que ia a todos os meus treinos!”. Aos onze, entrou para equipe de campo da Semel, com os professores Wendel e Lourenço, mas não participou de disputas nessa época.
            Aos treze, estreou nas competições tanto como a equipe do campo quanto no futsal, com o professor Juliano. “No futsal, joguei competições de categorias bem mais velhas, como o Jojuninho”. Aos 15 anos, vieram competições mais disputadas, como:
1° Lugar: Copa Alterosa de Futebol de Campo
2° Lugar: Lidarp
3° Lugar: Copa Alterosa de Futsal
1° Lugar: JEMG Fase Municipal
3° Lugar: JEMG Fase Microrregional
            O 1° Lugar na Copa Alterosa de Futebol de Campo em 2018, contra a equipe do Bola Preta, significou muito para mim. Nosso título veio com uma vitória no Melão por 3x1, e logo na outra semana, fizemos a festa em Elói Mendes, após um empate em 3x3. Ganhar na casa do rival e sempre bom, não é? Ainda mais cancelar a festa que eles já tinham marcado de fazer...”, brinca Bibica. 
            No ano seguinte, participou de seu primeiro Bairrão em Varginha, pela equipe do Nata e conseguiu marcar um gol de falta. O título mais recente foi o Bicampeonato do JEMG, fase Municipal, com a equipe do Colégio Industrial, onde ainda pratica, além da Semel.
            Desde o começo, o futebol significou muita coisa para mim, pois sempre foi o sonho do meu irmão, e eu ainda tenho o sonho de me tornar um jogador profissional. Minha maior alegria hoje é ver minha mãe, minha irmã e toda a minha família torcendo por mim nas partidas!
            Além disso, Gabriel afirma que o que o faz apaixonado pelo esporte é ver sua tia Jackeline jogar, que foi a primeira tricampeã da Taça EPTV de Futsal e é vice-artilheira do Campeonato Paulista de Futsal.
            Gabriel teve a oportunidade de jogar futebol fora de Varginha, mas não pode ir por questões financeiras. Seus planos a partir de agora são de seguir no meio do esporte, seja como jogador, professor de educação física ou treinador de futebol. Por enquanto, assim como outros jovens da sua idade, sua rotina ainda inclui estudos, então, uma das partes mais difíceis para o jovem é o tempo, porque sua administração deve conciliar tempo para aulas, treinos, jogos e trabalhos de escola.
            Gostaria de agradecer muito ao professor Wendel, que me deu a oportunidade de jogar no time de campo da Semel. Muitas vezes me dava carona para ir aos treinos ou, quando eu não tinha uma chuteira boa para treinar, ele sempre dava um jeitinho para mim. Devo muito a ele, sou grato por tudo o que ele fez por mim. Me deu oportunidade de crescer!
            O esporte trouxe para mim ensinamentos que tenho que levar para a vida toda. Nem todo dia a gente vai ganhar, nem todo dia vamos perder. A vida é assim, nem todo dia vai ser bom, nem todos os dias vão ser ruins, mas temos que estar preparados. O esporte me ensinou também que, assim como temos que dar nosso melhor em cada partida de futebol, devo dar meu melhor em cada dia de vida. Se ontem foi ruim, amanhã tentar dar o melhor de mim para ser bom!

Texto: Maria Júlia Veloso

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário