quinta-feira, 18 de junho de 2020

Mauro Valadares Lobato conta sua história

Nome: Mauro Valadares Lobato
Apelido: Maurão
Idade: 63 anos
Esportes: Basquete

            Em 1970, Maurão começou a jogar com o técnico Osório de Castro Romano no VTC, aos 13 anos. Além dos benefícios à saúde, Maurão afirma que isso o ajudou a ser incluído na sociedade varginhense, tendo em vista que, naquela época, era bem fechada.

Sua competição de estreia foi em Belo Horizonte, nos Jogos do Interior de Minas, bem no começo da década de 70. Além desse, participou de vários campeonatos como o Mineiro, Escolares, Regionais e outros.

Naquela época faltava estrutura e apoio. Se não fosse pela boa vontade do treinador e de alguns dirigentes do VTC, o esporte não existiria. Muitas vezes o técnico tinha que tirar dinheiro do bolso para comprar uma bola, financiar uma viagem... Hoje em dia, qualquer cidade aqui do interior tem um ginásio coberto. Mas nós treinávamos no relento, debaixo de sol ou chuva”, lembra o jogador.

Seu maior orgulho na carreira foi ter sido Campeão Mineiro do Interior. Além disso, sente muito orgulho de seus filhos o seguirem no esporte. “Mas minha maior alegria hoje é ainda poder participar dos treinos e das amizades que tenho dentro do esporte. Não tenho frustrações ou decepções, o esporte só me deu alegria, inclusive minha esposa, que conheci no ginásio do VTC.”

Ainda hoje, aos 63 anos, joga toda terça-feira no VTC e, nas quintas na Semel. “Junto com pessoal bem mais novo do que eu, mas isso me incentiva a fazer academia para poder acompanhar a meninada.”

Há dois anos, Mauro fez parte do grupo de criadores da Associação Veterana de Basquete - AVB, que entre outros objetivos, coordena os treinos semanais de basquete.

Seu maior ídolo, assim como o de muitos brasileiros, é Oscar Smith. “Oscar inspira pela dedicação que teve ao basquete. Assim como ele, tento ser esforçado e dedicado no esporte.” Depois da pandemia, Mauro pretende voltar aos jogos semanais e também à academia.

O basquete foi uma escola de vida para mim, me ensinou a saber ganhar e perder, não menosprezar os adversários e ter disciplina. Gostaria de agradecer minha mãe e meu primeiro treinador - já falecido, Ozororinho, que me incentivaram muito. Agradecer também aos colegas de quadra, anteriores e atuais, pela amizade - hoje, os meus melhores amigos são frutos dessa convivência dentro do esporte.”

Publicidade

2 comentários:

  1. Maurão, além de tudo gente boa demais!

    ResponderExcluir
  2. Grande Maurao, quantas vitorias do time Varginhense. Referencia no pais inteiro. VTC revelou muitos talentos( Caio, Robert's, Tomate e muitos outros) gracas aos tecnicos Ozorinho, Tonhao, Tino e outros.

    ResponderExcluir