quarta-feira, 17 de junho de 2020

André Venancio conta sua história

Nome: André Venancio Soares
Apelido: Vena
Idade: 31 anos
Esportes: Fisiculturismo/Bodybuilding

Começou a treinar em 2008, aos dezenove anos, desde o início com foco em ser um atleta. Inspirado por livros e revistas da época, onde atletas relatavam como eram suas vidas e rotinas de treino, viu ali que a musculação era muito mais interessante do que só moldar o corpo, ela era um estilo de vida para muitos, como para os atletas de fisiculturismo.

O começo não foi tão fácil como parecia nas revistas. A academia onde treinava não era das melhores e na época não havia muitos recursos para ter um bom desenvolvimento, mas isso foi até bom, fui aprendendo a trabalhar com o que tinha a minha disposição. Graças a essas dificuldades, hoje em dia não vejo obstáculos para conseguir meus objetivos, pois aprendi a treinar com o pouco que me era oferecido”, afirma o atleta.

No início de 2014, viu que seu físico já começava a se parecer com o de um fisiculturista, e só então se submeteu a uma rotina de atleta, para ver onde conseguiria chegar. Após quatro meses de treinos duas vezes ao dia e dieta regrada sem falhas, participou do Campeonato Mineiro de Bodybuilding, pela federação FMBB, em Belo Horizonte.

Foi a primeira vez que fui a um campeonato, juntamente com a primeira vez que participava de um. Estava muito ansioso, mas quando cheguei ao backstage, área de aquecimento e preparação, alguns atletas me acalmaram, dizendo que eu parecia que já tinha competido mais vezes. Isso me deu confiança para fazer uma boa apresentação, e assim consegui ser o campeão da minha categoria.” conta André.
 
LINK
            Outros títulos de Vena:
2º lugar categoria Class II - Panamericano 2014
2º lugar categoria Class II - Campeonato Mineiro 2015
6º lugar categoria Class II-  Brasileiro NABBA
1º lugar categoria Class II - Panamericano 2015
Overall Pan Americano 2015
1º lugar categoria Class II Mineiro 2016
Overall Campeonato Mineiro 2016
1º lugar categoria Class II Mineiro 2017
Overall Campeonato Mineiro 2017
1º lugar categoria Classic Physique – Campeonato Paulista 2018
2° lugar categoria Fisiculturismo sênior – até 85kg -  Campeonato Paulista 2018
2° lugar categoria Classic Physique – Mr Brasil 2018

Atualmente divide seus treinos com seu trabalho como bombeiro militar. Além disso, ajuda, através de suas experiências no esporte, novos atletas e pessoas que querem competir. “Muitos acreditam que o fisiculturismo é um esporte da elite. Tento mostrar que o mais importante é a vontade de ser um campeão, pois sem isso não adianta muitos recursos. Hoje em dia, com as ferramentas das redes sociais, tento mostrar isso para todos e motivar os jovens atletas.”

Seu ídolo no esporte é Ronnie Coleman. “Mesmo trabalhando como policial, ele conseguiu ser o maior campeão do esporte. Inspiro-me nele, pois também tenho minha rotina dividida.”

A rotina de André em época de competição é dividida em dois períodos do dia: uma parte para o treino aeróbico e outra para musculação. Além desses, joga basquete três vezes na semana para complementar e aliviar da pressão dos treinos pesados de musculação. “Acredito que a parte mais difícil seja a dieta, pois temos de ter um controle rigoroso do que comemos, pesar todos os alimentos, e até o modo de preparo deve ser levado em conta. Também, temos que comer menos do que estamos acostumados e, assim, a fome se torna companheira durante a fase de preparação para os campeonatos.”

Meu maior orgulho é que consegui mudar a forma que muitas pessoas enxergavam o fisiculturismo, quebrando muitos preconceitos. Fui um dos pioneiros do esporte na cidade, que hoje é conhecida no meio esportivo por todo o estado, pois agora temos excelentes atletas e treinadores. Minha maior alegria é que o fisiculturismo é reconhecido como esporte, e também me alegro quando alguém fala que fui uma inspiração para ela começar a praticar a musculação”, afirma o atleta. Ele continua treinando para que, quando a situação se normalizar, possa planejar seus campeonatos. Sua meta agora é de competir fora do país.

Queria agradecer minha esposa que, além de ser minha maior fã, é minha maior incentivadora. É ela quem me coloca para frente, puxando minha orelha, sem ela não teria conseguido nenhum desses títulos. Também queria agradecer a academia Vila Fit, que abriu as portas para que eu e outros atletas da cidade possamos treinar”.

O bodybuilding é um esporte individual, então para o meu sucesso eu só dependo de mim. Ninguém pode se esforçar por mim, fazer a dieta no meu lugar. O sucesso e o fracasso estão sob o meu controle, e isso é algo que levo comigo não só no esporte, como para toda minha vida.”

Texto: Maria Júlia Veloso

Publicidade

2 comentários:

  1. Parabéns André por suas conquistas, que você continue focado em suas metas. E que você seja um exemplo e inspiração para os novos atletas.
    Força, foco e determinação sejam seus companheiros.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, André Venancio, com humildade e a paciência de um samurai vai escrevendo uma historia admirável e um grande legado.

    ResponderExcluir