segunda-feira, 8 de junho de 2020

HERÓIS DO ESPORTE MUNDIAL #01 - Muhammad Ali


“Simplesmente voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha”

Por Douglas Aleixo

Neste artigo inaugural, pretendo relembrar de forma breve, mas intensa a vida e trajetória esportiva de Cassius Marcellus Clay Jr. ou simplesmente Muhammad Ali-Haj, já convertido ao Islamismo na fase adulta.
Eleito o mais genial pugilista já existente em todo sistema solar, combativo na categoria Peso Pesado e dono de uma elegância estratosférica, Ali é considerado unanimidade entre a grande maioria dos amantes da arte dos punhos fechados.
Nascido nos Estados Unidos da América na cidade de Louisville no estado do Kentucky no ano de 1942, Ali se viu envolvido pelo universo do Boxe como uma grande possibilidade de canalizar toda sua revolta motivada pela adversidade social, pobreza e raiva em relação ao preconceito sofrido por ele e a maioria esmagadora dos negros americanos.
Convidado aos 12 anos de idade pelo Xerife de sua cidade para treinar boxe, devido ao flagrante de Ali estar batendo em um ladrão por roubar sua bicicleta, ele se revelou um portador de um talento nato, técnica apurada, físico acima da média com sua grande envergadura, Ali também era detentor de uma fala agressiva e língua afiada, o famoso trash talk, capaz de penetrar na mente de seus oponentes, de tal modo a destruir qualquer foco e estratégia pré-existente.
Com uma fala totalmente peculiar e única, se dava ao luxo de afirmar com convicção qual round iria nocautear seu oponentes, que, diga-se de passagem, muitas vezes acertada.
Ali se viu envolvido em várias polemicas durante sua vida, tendo como mais contundente a destituição de seu título mundial de Boxe devido a sua recusa expressa em lutar na Guerra do Vietnã em 1967.

Frases de Muhammad Ali sobre a Guerra do Vietnã
“Se eu pensasse que a guerra traria liberdade e igualdade a 22 milhões de pessoas do meu povo, eles não precisariam me obrigar, eu me juntaria a eles amanhã mesmo. Não tenho nada a perder por sustentar minhas crenças. Então, vou para a prisão, e daí? Nós estivemos na prisão por 400 anos." 
“Fui avisado de que essa atitude me custaria milhões de dólares. Mas eu já disse isso uma vez e vou dizer de novo. O inimigo real do meu povo está aqui. Não vou desgraçar minha religião, meu povo ou a mim mesmo tornando-me um instrumento para escravizar aqueles que estão lutando por justiça, liberdade e igualdade”…
“Por que me pedem para vestir um uniforme e me deslocar 10.000 milhas para lançar bombas e balas no povo marrom do Vietnam, enquanto os negros de Louisville são tratados como cachorros, sendo-lhes negados os mais elementares direitos humanos? Não, não vou viajar 10.000 milhas para ajudar a assassinar e queimar outra nação pobre para que simplesmente continue a dominação dos senhores brancos sobre os povos de cor mais escura mundo afora. É hora de tais males chegarem ao fim”. 
LINK
Depois de três anos e meio de exílio, retorna de forma amena sendo derrotado por Joe “Smoking” Frazier, contudo inicia sua caminhada rumo ao topo, sendo protagonista junto com George Foreman na famosa luta do Zaire, hoje Republica Democrática do Congo, considerada por muitos como a “LUTA DO SÉCULO”.
Logo ao chegar ao topo, se vê ameaçado por Leon Spinks onde numa decisão por pontos é derrotado, mas com a revanche avassaladora retoma seu cinturão.
Ali, diante de várias controvérsias na vida particular e desportiva, sai do esporte Campeão com o 56 Vitórias (37 nocautes, 19 decisões), 5 Derrotas (4 decisões, 1 TKO), 0 Empates, prestigiado como um atleta quase imbatível e de convicções defendidas com agressividade e eloquência mortal.
Acometido pela Doença de Parkinson, Ali encerra sua passagem neste plano no dia 03 de Junho de 2016 aos 74 anos, devido a complicações de doença degenerativa, problemas respiratórios que resultaram em choque séptico.
Cassius Marcellus Clay Jr. ou Muhammad Ali-Haj partiu deixando uma mensagem de luta contra o racismo, preconceito multifacetado, segregação racial, sendo defensor da liberdade religiosa e da luta incondicional por suas convicções!

* Douglas da Silva Aleixo, Advogado, Licenciado em Filosofia e
 entusiasta do esporte. Colaborador do Jornal PODIUM

5 comentários:

  1. Excelente matéria sou mulher e não muito fã de esporte, mais a matéria atraiu minha curiosidade para ler toda, parabéns Douglas

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria,isso faz bem pra alma muito bem lembrado.
    Parabéns Douglas da Silva Aleixo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria , Ali foi um fenômeno e será lembrado pela eternidade no mundo do esporte.
    Muito boa a matéria , clara, objetiva e de agradável leitura.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria.
    Precisamos de conteúdo de qualidade, de história de pessoas reais que mudaram a história com suas ações e não com sua lábia.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria, muito interessante a história e muito bem descrita na matéria!!!

    ResponderExcluir