domingo, 29 de março de 2020

Um visionário do Vale-Tudo na era do UFC!

              Muitos pais, amantes de esportes, poderiam sonhar com uma grande história de superação dentro desse mundo para os seus filhos. Com direito a crescimento pessoal, em tal escala, que o personagem mirim viria a adquirir o poder de impactar positivamente a vida de atletas da cidade inteira; conquistas em escalas nacionais e internacionais, em lugares onde só os melhores chegam - mudando a sua própria vida, da família, e de uma região. Esse sonho provavelmente encontra-se como uma pequena chama em muitos corações varginhenses. O que poucos sabem, entretanto, é que já é uma realidade para alguém!
            O atleta e professor Marcelo Ribas, e sua família, fizeram de sua história uma que vale a pena ser contada. Nascido e criado em Varginha, sul de Minas, Marcelo iniciou sua extensa jornada na escolinha da CBC, aprendendo judô com o Sensei Okano e futebol no Flamenguinho, com o professor Simonal. Sempre incentivado pela mãe, chegou a jogar futebol profissionalmente no Cruzeiro, em Belo Horizonte, mas seu coração escolheu mesmo o caminho das lutas.

OS TÍTULOS
            Demonstrou sempre um dom atlético muito grande, o que o ajudou muito, mas sua dedicação diária é que o tornou melhor, conseguindo atingir várias conquistas. Entre eles o título de Campeão Intercontinental, Brasileiro e Sul-americano de Kick Boxing, e até seu nome no GUINNESS BOOK, como Recordista Mundial de Abdominais. E ainda: Campeão Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, Paulista e Mundial de Jiu jitsu; Campeão Paulista de Boxe; Campeão Mineiro e Brasileiro de Vale-Tudo; Campeão Paulista, Brasileiro, Sul-Americano e do Mundo de Contato Total Português.

O INÍCIO
            Mas a luta nem sempre esteve na moda como nos dias de hoje. O atleta, que trouxe o Kick Boxing, Muay Thai e Vale-tudo “MMA” para Varginha e Minas Gerais, sofreu muito preconceito nos primeiros anos:
            Noventa por cento das pessoas que praticam esses esportes em Minas, foram meus alunos, ou alunos de pessoas que treinaram comigo. É muito engraçado isso! Hoje, vendo tantas pessoas praticando, eu me sinto orgulhoso em saber que fui o primeiro e me chamavam de louco”, ele conta.

O AUGE
            Com tantos anos dando seu sangue por essa paixão ao esporte e aos alunos, Marcelo passou por grandes decepções. Conta como assistiu talentos desperdiçados por escolhas financeiras, mas se orgulha profundamente da contribuição que pôde fazer no passado. Porém, o seu maior orgulho veio de sua própria filha: 
            Quando coloquei o meu pé na pesagem do UFC pela primeira vez com minha filha, Amanda Ribas! Foi a maior alegria da minha vida! Hoje se eu morrer, estou realizado, pois estou levando o nome de nossa cidade para o mundo como ninguém fez até hoje, com uma explosiva visibilidade mundial”, conta o pai.
            Seus filhos, Amanda e Arthur Ribas, abriram as porta dos eventos nacionais em TV para todos os atletas do pai: Jungle fight, Shooto, Max Fight, Future, etc. “Hoje tenho atletas lutando ao vivo em TV para todo Brasil e mundo. Agora, Amanda abriu também as portas do UFC e eventos internacionais. Logo teremos vários atletas lutando internacionalmente para nossa cidade, não será só Amanda Ribas”.

NOVOS TALENTOS
O professor tem grandes perspectivas, como colocar nesse ano mais um atleta no UFC; uma menina no Invicta - Maior Evento Feminino do Mundo e chegar com a filha Amanda perto da disputa do Cinturão do UFC.
            “Quero me dedicar mais aos atletas locais e escolinhas de luta em Varginha. Vejo crianças e jovens treinando com pessoas despreparadas e isso infelizmente pode estragar o futuro deles no esporte.”
            Explica a necessidade para um aluno, de se ter uma orientação vinda de pessoas com conhecimentos técnicos, para maximizar seu potencial no esporte, e contatos sólidos, para possibilitar-lhes grandes oportunidades, nacionais e internacionais, mantendo a motivação dos atletas.
            Meu foco agora será caçar talentos em nossa cidade e levá-los para grandes eventos. Fazer de Varginha a terra das lutas, mudar essa parada de ET”, brinca.

TEMPOS DIFÍCEIS
A família passou por tempos muito difíceis. “Passei muita fome junto com meus filhos. Houve uma época que eu quebrei o braço. Eu vivia de lutas, ganhava dinheiro com lutas. E como um lutador sem seu corpo vivia naquela época?”, relembra. “Minha ex-mulher, Mirelly, passou fome junto comigo. A gente não tinha leite para dar para nosso filho. Dávamos leite com água e comíamos arroz puro.”
            Além disso, enfrentaram acusações injustas de trapaça no esporte: “Amanda quando caiu no doping injustamente, fomos acusados levianamente. Perdi quase todas as crianças de nossa academia.”

FOCO NO FUTURO
Depois Amanda foi inocentada, mas o estrago foi grande. Agora, afirma que decidiu voltar a dar aulas para todos na cidade, e se concentrar em mudar a vida de várias crianças e jovens.
            Às vezes nos perguntam em entrevistas se eu ou Amanda ficamos nervosos em lutas.  Depois de tudo que passamos, como ficar nervoso? Ali é uma festa pra gente, o que vier agora é lucro. Agradecemos à Deus e  Nossa Senhora todos os dias. Muito obrigado meu Papai do Céu e minha Mãezinha, sou o cara mais feliz do mundo!”

Texto: Jornal PODIUM – Por Maria Júlia Veloso
Fotos e vídeo: arquivo pessoal


6 comentários:

  1. Não conheço a família pessoalmente, somente pelas redes sociais.. e já sou fã. Torço muito por eles!

    ResponderExcluir
  2. E um cara de coração de ouro Amanda top sucesso

    ResponderExcluir
  3. Conheço muito dessa família e esse grande amigo chamado Marcelo. A dor foi muito maior que essa escrita aí, mas o cara é merecedor e batalhador. Merece tudo sucesso do mundo. Retroceder nunca, desistir jamais.

    ResponderExcluir
  4. Acredito firmemente na educação e no esporte como os únicos meios possíveis de formar grandes seres humanos, grandes filhos e grandes cidadãos. Parabéns para toda a família RIBAS.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fui um aluno dele e presenciei todas as críticas que ele tinha perante alguma parte da cidade durante o outro lado já existia muita admiração principalmente pelos eventos que ele promovia na cidade para levantar alimento para classe mais pobre eu fui aluno dele e também um grande admirador e presenciei toda a dificuldade que ele passou e todas as ações de calúnia que fizeram contra ele

    ResponderExcluir