terça-feira, 1 de outubro de 2019

Regulamento do Campeonato Amador de Veteranos


CAMPEONATO AMADOR DE VETERANOS 40

REGULAMENTO GERAL

I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º – A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Varginha MG, no intuito de difundir e proporcionar esportes entre seus munícipes, vem instituir o Campeonato Amador Veterano municipal de Futebol de Campo 2019.
Art. 2º – O Campeonato Veterano tem por objetivo a prática desportiva e a educação física, permitindo o convívio mais próximo entre nossa população, aumentando o espírito de equipe, solidariedade e amizade entre os cidadãos Varginhenses, contribuindo para as formações cívicas, morais e patrióticas , dando continuidade no nobre trabalho da atual administração da Prefeitura Municipal de Varginha no desenvolvimento social.
Art. 3º - Serão conhecedores deste regulamento, todos os participantes que se submeterão, sem reservas a todas as disposições, consequências e seu fiel cumprimento.
Art. 4º - É de competência da COMISSÃO TÉCNICA, COMISSÃO DISCIPLINAR DA SEMEL e participantes do campeonato a interpretação deste regulamento e seu fiel cumprimento.

II – DAS CONDIÇÕES GERAIS
Art. 5º – Cada equipe poderá inscrever, até o fim da primeira fase, respeitando 72 horas que antecede as partidas, no máximo 25 (vinte e cinco) atletas e dentre esses poderão inscrever até 05 veteranos convida-dos de outros municípios.

§1º - No ato das inscrições cada atleta, deverá apresentar:
a) - RG , ou outro documento de identidade com foto (cópia);
b) - 01(uma) fotografia 3x4 (atual);
c) - os atletas do município deverão apresentar: título de eleitor, xerox do comprovante da última votação em Varginha MG, ou carteira de trabalho profissional, comprovando 01 ano de registro em alguma empresa de Varginha (assinada ou com baixa no mínimo em janeiro de 2018).
d)- Taxa de inscrição: doação de 03 pacotes de FRALDÃO GERIÁTRICO (G,GG,EG).

§2º - Se houver inscrições de atletas por duas ou mais equipes, irregularidades, falsificações ou uso de má-fé, o atleta será automaticamente eliminado da competição.

§3º - Poderão inscrever apenas Veteranos de 40 anos, nascidos em 1979.

§5º - Visando a preservação da integridade física dos atletas, as travas das chuteiras deverão obrigatoriamente ser de material plástico ou borracha.

§6º - Além dos 14 atletas reservas de cada equipe, poderá ficar no banco, o treinador e um auxiliar devidamente credenciado. Cada equipe poderá fazer quantas substituições desejar.

§7º - O tempo de jogo será de 40x40min, com intervalo de 10 minutos.

§8º - As equipes deverão comparecer devidamente uniformizadas até 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início da partida, a súmula assinada pelo capitão e o técnico junto ao mesário, com a apresentação de todas as carteiras de identificação e relação dos atletas.
Art. 6º - Será obrigatório a apresentação, junto a mesa, de 02 (duas) bolas em condições, que serão avaliadas pelo árbitro.
§1º– A equipe que comparecer com 01 (uma) bola apenas, na próxima partida deverá obrigatoriamente trazer 03 pacotes de fraldão geriátrico (G, GG e EG) para ser doado uma Instituição Filantrópica do município.
§2º – A equipe que não apresentar nenhuma bola, será aplicado o W.O. e perderá 3 pontos para a equipe adversária.
Art. 7º – As partidas serão realizadas de acordo com as datas e horários previamente estabelecidos pela COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL, havendo uma tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso para a primeira partida finda os quais o árbitro dará o encerramento considerando-se a causadora do W. O, a equipe ausente em campo.

§1º - As partidas do campeonato veterano 2019 serão dirigidas por árbitros contratados pela PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA/SEMEL, sem interferência de dirigentes ou atletas das equipes.

§2º - As partidas que por ventura houver necessidade de alteração de datas, por motivo de força maior, serão feitas pela COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL, que informará com antecedência as equipes envolvidas as justificativas.

§3º - Haverá boletins oficiais do campeonato, que poderão ser solicitados pelo representante de cada equipe, todas as terças-feiras a partir das 14:00 horas, juntamente com cópias das súmulas da rodada anterior ou através dos e-mails ou por telefone.
Art.8º– Havendo necessidade de troca de camisas pelos clubes, por determinação do árbitro designado, considera-se mandante a equipe que estiver no lado esquerdo da tabela. A COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL não tem responsabilidade sobre troca de uniformes das equipes, fato este que deverá ser tratado e acordado previamente entre os clubes.

Parágrafo Único – Se a equipe for designada para troca de uniformes e essa troca não for efetuada, será considerado W.O (1x0) sem eliminação.

III – DA DISCIPLINA
Art. 9º – Os jogos serão disputados conforme as regras oficiais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e que dispõe este regulamento.

§1º - Tumultos, conflitos e abandono que ocasionarem suspensão e interrupção de partidas, serão julgados pela Comissão Disciplinar da SEMEL. Para efeito de punição de atletas e dirigentes, serão obedecidas as normas vigentes no CBJD.

§2º - O representante de cada equipe assumirá total responsabilidade pela parte disciplinar e integridade física de todos os atletas relacionados na súmula de jogo, cabendo a COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL tomar todas as providências cabíveis para a manutenção da ordem durante o campeonato.

§3º - A agressão, empurrão ou cuspida em membros da arbitragem, da Comissão técnica e Comissão disciplinar, será punida com a expulsão automática do(s) agressor(es) e exclusão do campeonato.
Se o agressor for dirigente, técnico ou membro de diretoria a equipe também estará excluída e perderá pelo escore de 1 X O, beneficiando seus adversários com 3 pontos de créditos.
Art. 10 – As partidas interrompidas devido ao mau tempo ou por um outro motivo de força maior terão as seguintes normas:

§1º - Se a mesma já tiver sido jogada 25(vinte e cinco) minutos ou mais do segundo tempo de jogo, prevalecerá o resultado até o momento da suspensão e a partida será considerada encerrada.

§2º - Se o tempo jogado foi inferior aos 25(vinte e cinco) minutos do segundo tempo, a partida será suspensa, o restante da partida será disputada em outra data, a ser determinada pela CT/SEMEL, prevalecendo o mesmo placar do momento da paralisação na súmula do jogo que deverá constar os mesmos atletas participantes e com a mesma arbitragem. Caso contrário será passível de decisão promovida pela Comissão Disciplinar da Semel (CD).
Art. 11 – No caso de abandono de alguma equipe no decorrer do campeonato, a mesma estará excluída do campeonato e todos os inscritos inclusive os dirigentes estarão eliminados dos campeonato atual e suspensa por 02 (dois) anos dos campeonatos promovidos pela SEMEL.
Parágrafo único: Ficarão isentos de penalidades os atletas assinaram súmula do jogo.

IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 12 – O presente regulamento entra em vigor na presente data, após o que não poderá sofrer qualquer alteração ou mudança no texto aprovado.
Art. 13 – Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela COMISSÃO DISCIPLINAR e SEMEL, quando de ordens administrativas ou similares, baseando-se na legislação em vigor, quando de ordem técnica, se necessários, ouvindo e sendo votado pelos representantes legais.



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