CAMPEONATO AMADOR DE VETERANOS 40
REGULAMENTO
GERAL
I – DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
Art. 1º – A Secretaria
Municipal de Esportes e Lazer de Varginha MG, no intuito de difundir e
proporcionar esportes entre seus munícipes, vem instituir o Campeonato Amador
Veterano municipal de Futebol de Campo 2019.
Art. 2º – O Campeonato
Veterano tem por objetivo a prática desportiva e a educação física, permitindo
o convívio mais próximo entre nossa população, aumentando o espírito de equipe,
solidariedade e amizade entre os cidadãos Varginhenses, contribuindo para as
formações cívicas, morais e patrióticas , dando continuidade no nobre trabalho
da atual administração da Prefeitura Municipal de Varginha no desenvolvimento
social.
Art. 3º - Serão
conhecedores deste regulamento, todos os participantes que se submeterão, sem
reservas a todas as disposições, consequências e seu fiel cumprimento.
Art. 4º - É de competência
da COMISSÃO TÉCNICA, COMISSÃO DISCIPLINAR DA SEMEL e participantes do
campeonato a interpretação deste regulamento e seu fiel cumprimento.
II – DAS CONDIÇÕES
GERAIS
Art. 5º – Cada equipe
poderá inscrever, até o fim da primeira fase, respeitando 72 horas que antecede
as partidas, no máximo 25 (vinte e cinco) atletas e dentre esses poderão inscrever
até 05 veteranos convida-dos de outros municípios.
§1º - No ato das inscrições cada
atleta, deverá apresentar:
a) - RG , ou outro documento de
identidade com foto (cópia);
b) - 01(uma) fotografia 3x4 (atual);
c) - os atletas do município deverão
apresentar: título de eleitor, xerox do comprovante da última votação em
Varginha MG, ou carteira de trabalho profissional, comprovando 01 ano de
registro em alguma empresa de Varginha (assinada ou com baixa no mínimo em
janeiro de 2018).
d)- Taxa de inscrição: doação de 03
pacotes de FRALDÃO GERIÁTRICO (G,GG,EG).
§2º - Se houver inscrições de atletas
por duas ou mais equipes, irregularidades, falsificações ou uso de má-fé, o
atleta será automaticamente eliminado da competição.
§3º - Poderão inscrever apenas Veteranos
de 40 anos, nascidos em 1979.
§5º - Visando a preservação da
integridade física dos atletas, as travas das chuteiras deverão
obrigatoriamente ser de material plástico ou borracha.
§6º - Além dos 14 atletas reservas de
cada equipe, poderá ficar no banco, o treinador e um auxiliar devidamente
credenciado. Cada equipe poderá fazer quantas substituições desejar.
§7º - O tempo de jogo será de 40x40min,
com intervalo de 10 minutos.
§8º - As equipes
deverão comparecer devidamente uniformizadas até 15 (quinze) minutos antes do
horário previsto para o início da partida, a súmula assinada pelo capitão e o
técnico junto ao mesário, com a apresentação de todas as carteiras de
identificação e relação dos atletas.
Art. 6º - Será
obrigatório a apresentação, junto a mesa, de 02 (duas) bolas em condições, que
serão avaliadas pelo árbitro.
§1º– A equipe que comparecer com 01
(uma) bola apenas, na próxima partida deverá obrigatoriamente trazer 03
pacotes de fraldão geriátrico (G, GG e EG) para ser doado uma Instituição
Filantrópica do município.
§2º – A equipe que
não apresentar nenhuma bola, será aplicado o W.O. e perderá 3 pontos para a
equipe adversária.
Art. 7º – As partidas
serão realizadas de acordo com as datas e horários previamente estabelecidos
pela COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL, havendo uma tolerância de 15
(quinze) minutos de atraso para a primeira partida finda os quais o árbitro
dará o encerramento considerando-se a causadora do W. O, a equipe ausente em
campo.
§1º - As partidas do campeonato
veterano 2019 serão dirigidas por árbitros contratados pela PREFEITURA
MUNICIPAL DE VARGINHA/SEMEL, sem interferência de dirigentes ou atletas
das equipes.
§2º - As partidas que por ventura
houver necessidade de alteração de datas, por motivo de força maior, serão
feitas pela COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL, que informará com antecedência
as equipes envolvidas as justificativas.
§3º - Haverá
boletins oficiais do campeonato, que poderão ser solicitados pelo representante
de cada equipe, todas as terças-feiras a partir das 14:00 horas, juntamente com
cópias das súmulas da rodada anterior ou através dos e-mails ou por telefone.
Art.8º– Havendo
necessidade de troca de camisas pelos clubes, por determinação do árbitro
designado, considera-se mandante a equipe que estiver no lado esquerdo da
tabela. A COMISSÃO TÉCNICA/SEMEL não tem responsabilidade sobre troca de
uniformes das equipes, fato este que deverá ser tratado e acordado previamente
entre os clubes.
Parágrafo Único – Se a equipe
for designada para troca de uniformes e essa troca não for efetuada, será considerado
W.O (1x0) sem eliminação.
III – DA DISCIPLINA
Art. 9º – Os jogos serão
disputados conforme as regras oficiais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)
e que dispõe este regulamento.
§1º - Tumultos, conflitos e abandono
que ocasionarem suspensão e interrupção de partidas, serão julgados pela
Comissão Disciplinar da SEMEL. Para efeito de punição de atletas e dirigentes,
serão obedecidas as normas vigentes no CBJD.
§2º - O representante de cada equipe
assumirá total responsabilidade pela parte disciplinar e integridade física de
todos os atletas relacionados na súmula de jogo, cabendo a COMISSÃO
TÉCNICA/SEMEL tomar todas as providências cabíveis para a manutenção da ordem
durante o campeonato.
§3º - A agressão, empurrão ou cuspida em
membros da arbitragem, da Comissão técnica e Comissão disciplinar, será punida
com a expulsão automática do(s) agressor(es) e exclusão do campeonato.
Se o agressor for
dirigente, técnico ou membro de diretoria a equipe também estará excluída e
perderá pelo escore de 1 X O, beneficiando seus adversários com 3 pontos de
créditos.
Art. 10 – As partidas
interrompidas devido ao mau tempo ou por um outro motivo de força maior terão
as seguintes normas:
§1º - Se a mesma já tiver sido jogada
25(vinte e cinco) minutos ou mais do segundo tempo de jogo, prevalecerá o resultado
até o momento da suspensão e a partida será considerada encerrada.
§2º - Se o tempo
jogado foi inferior aos 25(vinte e cinco) minutos do segundo tempo, a partida
será suspensa, o restante da partida será disputada em outra data, a ser
determinada pela CT/SEMEL, prevalecendo
o mesmo placar do momento da paralisação na súmula do jogo que deverá constar
os mesmos atletas participantes e com a mesma arbitragem. Caso contrário será
passível de decisão promovida pela Comissão Disciplinar da Semel (CD).
Art. 11 – No caso de
abandono de alguma equipe no decorrer do campeonato, a mesma estará excluída do
campeonato e todos os inscritos inclusive os dirigentes estarão eliminados dos
campeonato atual e suspensa por 02 (dois) anos dos campeonatos promovidos pela SEMEL.
Parágrafo único: Ficarão isentos de
penalidades os atletas assinaram súmula do jogo.
IV – DAS DISPOSIÇÕES
FINAIS
Art. 12 – O presente
regulamento entra em vigor na presente data, após o que não poderá sofrer
qualquer alteração ou mudança no texto aprovado.
Art. 13 – Os casos
omissos no presente regulamento serão resolvidos pela COMISSÃO
DISCIPLINAR e SEMEL, quando de ordens administrativas ou similares, baseando-se na
legislação em vigor, quando de ordem técnica, se necessários, ouvindo e sendo
votado pelos representantes legais.
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