sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Alunos de projetos da Semel praticam a Dança Circular


           Criada na década de 70 por Bernard Wosien, a Dança Circular vem ganhando espaço e tem sido reconhecida atualmente como uma ação de promoção de saúde, não somente pela diminuição do estresse, mas pelos seus inúmeros benefícios no ato de vivenciar a música, conduzindo à meditação em movimento. Considerando estes aspectos, o SUS incluiu as Danças Circulares como Práticas Interativas e Complementares em Saúde ( Portaria GM 849/2017) e, desde o segundo semestre de 2019, profissionais de Saúde de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebem orientações sobre a dinâmica com o enfermeiro da cidade de Itaguara, Everton Vinicius.
            Desde então, as dinâmicas têm sido vivenciadas pelos praticantes do projeto Academia de Rua – SEMEL, com a Professora Camila Damásio, além de demais projetos, como Centro de Convivência do Idoso e Oficina do Ser. Após as danças, os praticantes relataram inúmeros benefícios emocionais, físicos e sociais, além de maior percepção de ritmos, tempo e espaço.
            "A atividade física é antes de tudo um instrumento de Saúde e este olhar holístico de todos os profissionais, inclusive do profissional de Educação Física busca de certa forma desmistificar a expressão "No Pain, no gain", vendo que é possível sim promover o bem estar e ganhos em saúde, através de práticas humanizadoras que considerem o ser integral e não somente um corpo físico. Prova disso é a maior adesão observada neste período em que as danças têm sido incluídas de forma experimental durante as aulas", conclui a professora.
            Mais informações sobre os projetos da Semel podem ser obtidas através do telefone: 3690-2172.


Nenhum comentário:

Postar um comentário