terça-feira, 13 de junho de 2017

Poços de Caldas é Bronze no Regional Sudeste I de Goalball

         A equipe de Goalball da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV-PC-MG) participou do Campeonato Regional Sudeste 1 em Vila Velha/ES, de 08 a 11 de junho, e conquistou o terceiro lugar na categoria Masculino.
           Participaram do evento nove equipes na categoria feminina e 12 na masculina, do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, disputando o título e vagas na Copa Loterias Caixa.
            Ao retornar de Vila Velha, os atletas foram à Secretaria de Esportes agradecer o apoio.

CONHEÇA ESSE ESPORTE PARALÍMPICO
O Goalball é uma modalidade esportiva criada exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão. Teve início na Alemanha, em 1946, como forma de ressocialização de ex-combatentes que haviam perdido a visão, ou parte dela, durante a II Guerra Mundial.

É um esporte de equipe, disputado por dois times com três jogadores e três atletas reservas. Todo jogador deve, obrigatoriamente, utilizar venda oftalmológica durante as partidas, de modo que um atleta com visão parcial não obtenha qualquer vantagem.
            O jogo acontece em um espaço com as mesmas dimensões da quadra de vôlei, na linha de fundo de cada lado localiza-se o gol. Ganha a equipe que fizer o maior número de gols.
            Cada metade da quadra é dividida em três áreas de 3 x 9 m: a área de ataque, a área de defesa e a área neutra. O time que está atacando não pode invadir a parte do adversário e tem apenas o seu espaço para lançar a bola rasteira ou quicando, tendo obrigatoriamente que tocar o chão da sua metade antes de atingir a outra.
            Os jogadores do outro time usam uma sequência de movimentos para se defender: atenção (agachado), reação (deslizamento) e finalização (deitado com braços estendidos para tentar cobrir todo o gol). Eles também ficam dentro de uma área limitada e tem o posicionamento orientado por linhas táteis – barbantes presos com fita adesiva.
            Além de arbitrar a partida, no Goalball os árbitros têm a função de narrar o jogo para melhor compreensão das equipes e do público.
Mesmo que ainda pouco conhecida no Brasil, a modalidade conta com a intensa participação de pessoas com deficiência visual. Justamente devido ao grande número de atletas, o Brasil teve uma enorme evolução neste esporte, ganhando, pela primeira vez, a medalha de prata nas Paralimpíadas de Londres em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário