segunda-feira, 26 de junho de 2017

3ª etapa do Sul Mineiro de MTB XCO reúne atletas de Minas, Rio e São Paulo

        A terra do rei Pelé, abriu mão do futebol neste fim de semana e recebeu de braços abertos a terceira etapa do Campeonato Sul Mineiro de Mountain Bike XCO. A prova que foi realizada no Buana Eventos, contou com um circuito bem rápido e cheio de obstáculos.
            A competição reuniu cerca de 200 ciclistas profissionais e amadores, de todos os cantos de Minas Gerais, além de cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
            A prova na modalidade de Cross Country Olímpico (XCO), aconteceu num percurso reduzido, de aproximadamente 4,5km. O número de voltas no circuito esteve relacionado com a categoria de cada atleta, variado de 3 a 7 voltas.
            As categorias foram divididas em sport e pro, e classificadas por idade, com premiações até o 8º colocado de cada modalidade. Houve também o mini circuito para as crianças de até 8 anos competirem e todas ganharam medalhas de participação e brindes.

            Na categoria elite masculina, o grande campeão e líder do campeonato foi Edson Gilmar de Rezende Junior (Juninho), atleta do projeto olímpico de MTB, seguido pelo atleta da Focus, Alysson Serra Lucas e em terceiro lugar, também do projeto olímpico de MTB, Bruno Martins Lemes.
LINK
            Para Juninho, “a sensação de vencer uma etapa é muito gratificante e um reconhecimento de todo esforço e trabalho. Já o Campeonato Sul Mineiro é uma prova muito especial, principalmente porque estou bem próximo da minha casa, em Lavras, e como as etapa giram ao redor da minha cidade, sempre tem um público que me acompanha e que me conhece, desde quando iniciei no esporte, e esse calor das pessoas faz toda a diferença. Além disso, sinto que posso viver um pouco da história que cresci escutando sobre este campeonato e que me incentivou no esporte. Antes precisávamos nos deslocar para lugares bem mais longe, para competir e treinar, agora com o Sul Mineiro a todo vapor incentiva e desenvolve o MTB no Sul de Minas. Prova disso, que em cada etapa, apesar de termos um calendário bem grande de provas, ainda cresce o número de competidores de cada categoria, possibilitando uma grande disputa e superação entre os participantes”.
            Já na elite feminina, a campeã foi a atleta Maria Paula Mesquita Rodarte de Lavras, seguida por Ludmila Prado de Varginha e Stephanie Camargo Silva de Poços de Caldas. Os resultados das demais categorias estão disponíveis no site oficial do campeonato: www.sulmineiromtbxco.com.br
            As próximas etapas já possuem lugares definidos. A 4ª etapa será em Três Pontas, no dia 13 de agosto e em Campos Gerais, no dia 1 de outubro. As inscrições estarão abertas em breve, no site do campeonato.
            A Cobertura Oficial e a divulgação do Sul Mineiro de MTB XCO é do site Show Radical, mídia presente nos maiores eventos esportivos de Duas Rodas do país.

HISTÓRIA
            O Sul Mineiro de Mountain Bike foi criado em 1987 pela Ripley Eventos. A última edição aconteceu no ano de 2007. Após 10 anos de paralisação volta a atividades com uma nova equipe organizadora, mantendo os membros originais. Alguns dos organizadores são atletas do Mountain Bike já algum tempo e por intermédio destes serão montados todos os circuitos das 5 etapas, dentro das normas da Federação Mineira. Este evento faz parte do calendário da Federação Mineira de Ciclismo e contará pontos para a mesma.

Por: Thalise Silva
Jornalista MTB 18.401/MG
Foto: Tiago Lopes - Show Radical

 
LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário