quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Varginha será polo de desenvolvimento regional do tênis de mesa


            Oito estados do Brasil passarão a ser Polos de Desenvolvimento Regional de tênis de mesa, a partir de 2020. Os Polos de Desenvolvimento Regional passarão a funcionar em nove cidades de oito estados brasileiros: Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. O foco principal é a detecção de novos talentos para a modalidade.
            As federações destes oito estados cumpriram o processo de adesão ao novo formato. Outros estados estão em processo de transição para assinatura de contrato.
            Os novos Polos terão prioridade na realização de cursos de treinadores e árbitros, repasse de materiais, além de acompanhamento direto da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Alguns destes Polos substituem o conceito anterior de centros de treinamento. Nos locais, não deverá haver distinção de tratamento a olímpicos e paralímpicos, tampouco de gênero.
            “Uma vez que identificamos possibilidades de entregar melhores resultados, entendemos ser interessante modificar a nomenclatura, inclusive para buscar um reposicionamento do programa e uma nova motivação. Passaremos a centralizar esforços para que o local se torne, de fato, um ambiente de excelência para o desenvolvimento do tênis de mesa em âmbito regional e estadual”, explica o CEO da entidade, Geraldo Campestrini.
            Os espaços poderão buscar atividades que viabilizem financeiramente os custos da manutenção do espaço, desde que o foco continue a ser o desenvolvimento de talentos para o tênis de mesa. Além disso, a CBTM irá monitorar, mensalmente, os avanços obtidos em cada um dos locais.
            Confira a lista dos primeiros Polos de Desenvolvimento Regional:
Aracaju (SE) – Academia Sergipana de Tênis de Mesa
Cuiabá (MT) – Centro de Treinamento e Desenvolvimento Cláudio Kano
Joinville (SC) – Associação Joinvillense de Tênis de Mesa
Manaus (AM) – Vila Olímpica de Manaus
Porto Alegre (RS) – Sogipa
Rio de Janeiro (RJ) – Associação Carioca de Tênis de Mesa
São Bento do Sul (SC) – Associação São Bento de Tênis de Mesa
Teresina (PI) – Escola Municipal Nossa Senhora da Paz
Varginha (MG) – Associação Varginhense de Esportes



Um comentário: