quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Basquete de Varginha se destaca pelo mundo


        Atletas, equipes e treinadores de Varginha se destacam pelo Brasil e pelo mundo em várias modalidades esportivas.
            Com o basquete masculino não é diferente! Estamos falando de Nathanael Henrique, Léo Branquinho e Cristiano Felício, que têm em comum passagem pela escolinha e equipe de competição de outro ícone do basquetebol varginhense, Ângela Venâncio, treinadora e ex-jogadora.
            Léo Branquinho acabou de conquistar no mês de outubro no “Qatar”, o vice-campeonato mundial de Basquete 3 por 3 (3X3) e um sétimo lugar na “China”, garantindo assim a vaga para o Brasil disputar os jogos pré-olímpicos que vai acontecer em “Tóquio” no ano que vem. As competições aconteceram de 02 a 16 de outubro deste ano.
            O basquete 3 x 3 é uma modalidade nova que vai estrear nas olimpíadas. Ele é uma simplificação do basquete de quadra, porém a intensidade do jogo e algumas regras são um pouco diferentes. É um jogo dinâmico, mais rápido, com duração de 10 minutos, ou até alguém fazer 21 pontos. Em alguns campeonatos no Brasil a partida chega a durar um dia e tendo que jogar de cinco a seis partidas para saber quem é o campeão. O basquete 3 X 3 tem crescido muito no Brasil, principalmente em São Paulo.
            “Para chegar a essas conquistas, fizemos uma campanha de seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota, perdemos na final para a Rússia que é quatro vezes campeã mundial. Estou muito contente em participar dessa conquista da primeira medalha com expressão para o Brasil no basquete 3 X 3; valeu o sacrifício de ficar 15 dias fora do país viajando e treinando forte para alcançar o pódio, mas que no final veio a recompensa”, disse o atleta.
            Segundo Leonardo Branquinho, tudo começou na Semel – Varginha, fazendo parte das escolinhas, jogando no VTC. “Depois segui carreira, joguei no maior nível de basquete do Brasil, na NBB, esse ano tive a oportunidade de migrar para o basquete 3 X 3”. 
LINK
            “Só tenho de agradecer a Deus e a todos que torceram por mim e também de fazer parte dessa história vitoriosa, agradeço a Semel pela oportunidade e carinho que tiveram comigo e quero parabenizar a Prefeitura de Varginha por estar divulgando os atletas da cidade espalhados pelo mundo todo, cada um na sua modalidade. Isso dá mais força para que as crianças possam seguir carreira nos esportes”, completou o atleta.
            Nathanael é outro caso de sucesso, hoje no Londrina e com 24 anos, o atleta nascido e criado em Varginha disputa a Liga Ouro, uma divisão de acesso para o NBB (Principal liga de basquete do Brasil) a equipe terminou em 3º lugar no torneio, além disso o Londrina foi Campeão Universitário Brasileiro, título esse que deu uma vaga para o Pan-Americano Universitário que será disputado no México, para encerrar as competições a equipe de Nathanael irá participar do Final Four um torneio com as quatros melhores equipes do estado do Paraná. Outro fator abordado foi a questão do apoio para o esporte no estado de Minas Gerais, o jogador disse que ainda falta esse tipo de ajuda e recursos para o basquete na cidade (Varginha) e em todo o estado, ele foi enfático em dizer que o basquete no estado do Paraná é totalmente diferente; Nathanael fez questão de frisar o apoio que estado, prefeituras e unidades privadas dão para as equipes aumentando assim o nível de cada torneio.
            Neste mês, a equipe varginhense sub-16 disputará a fase final da Copa Difusão em Poços de Caldas, tendo como destaques os jovens Flávio Júnior e Thiago Matiolli.

Alisson Marques, estudante de jornalismo no UNIS.
Estagiário no Jornal PODIUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário