segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

SEMEL encerra o calendário 2019 com o inédito Trekking Serra de Três Pontas


                  Como havia prometido, a SEMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer , da Prefeitura de Varginha, vai encerrar com “chave de ouro” o calendário 2019. A novidade é o 1º Trekking Serra de Três Pontas, ou seja, a subida e a descida de uma serra, trajeto diferente dos convencionais que são na maioria das caminhadas compostos por retas. “No roteiro da estrada de terra tem muitas trilhas, rochas, um lago que os participantes terão que pular e ao final existe uma belíssima cachoeira”, adianta o professor da SEMEL, Flávio Henrique Pontes. Ele revela que é a concretização de um projeto idealizado há dois anos. “Agora vamos realizar esse planejamento, por meio do Projeto Academia de Rua, que ao longo dos 11 anos acumula eventos de sucesso como as caminhadas, Desafios e o Varginha + Saudável que beneficiam vidas com mais saúde e hábitos saudáveis”, explica Flávio.
            O trajeto de 5km de subida e 5km de descida é de nível técnico fácil, intensidade física moderada, porém não é recomendado para sedentários. Pesando nisso, haverá uma estrutura específica como a “serpente” que são profissionais que estarão em pontos estratégicos – começo, meio e final da turma para dar total assistência, sendo que não será permitido ultrapassar a primeira bandeira e nem ficar atrás da última por questão de segurança. Os reflexos da altitude de 1.234m acima do mar são perceptíveis, por isso a recomendação é que os participantes levem pelo menos 3l de água, lanche reforçado e usem boné, óculos escuro e protetor solar. “O lanche deve ser um sanduíche natural com barra de proteína, isotônico e rapadura porque a glicose pode baixar e só uma bananinha não será suficiente para a alimentação”, alerta o professor.
            É necessário fazer inscrição pelo telefone da SEMEL 3690-2172. A procura é grande. Em dois dias, foram confirmadas 200 inscrições. O 1º Trekking Serra de Três Pontas será no próximo sábado, dia 7. Ônibus da Coutinho (R$ 3,95) vão passar em pontos previamente definidos às 6h para levar os participantes até à Academia de Rua do Santa Maria de onde sairão em comboio às 6h30 rumo à Fazenda Triunfo onde farão alongamento, será servido um café da manhã e serão repassadas orientações e regras.
            Esse evento inédito da Prefeitura de Varginha conta com apoio dos profissionais de educação física, Corpo de Bombeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar de enfermagem, enfermeiros, socorristas, bombeiros civis, equipe de motociclistas Red Roias que farão escolta no alto da serra caso seja necessário um transporte rápido, além de apoiadores experientes que estarão identificados.
            A subida e a descida devem durar cerca de 4h. Ao final haverá confraternização no Restaurante Cascavel onde todos os ônibus (R$ 3,95) estarão à disposição dos participantes para o retorno previsto para às 16h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário