sábado, 7 de dezembro de 2019

André Humberto, uma revelação varginhense no judô nacional

               André Henrique Humberto é sem dúvidas um dos principais nomes varginhenses quando o assunto é esporte, principalmente judô.
            Colecionador de títulos, o jovem de 22 anos vem encantando a todos. Em conversa com seu pai Ronaldo, ele nos contou cheio de orgulho um pouco mais sobre a carreira do filho.
O começo?
            “O André começou com cinco anos de idade. Ele gostava muito de virar cambalhotas, não parava quieto, e depois de um acidente virando cambalhotas resolvi leva-lo para fazer uma aula de judô e foi paixão a primeira aula, nunca mais parou”.

Como você incentivou André no esporte? Vocês tinham algum outro apoio?
            “Sempre o acompanhei, eu o levava aos treinos e às competições, e mesmo quando a Prefeitura não podia ir em algumas competições, eu ia com ele e as vezes levava colegas dele também”.

Qual a maior dificuldade que o André enfrentou na sua carreira de esportes até hoje?
            “Carreira de atleta não é fácil, nem sempre a Prefeitura podia arcar com todos os gastos nas competições, e se os pais não apoiam e incentivam, muitos atletas ficam pelo caminho, e não é só gasto com as viagens de competições, é o dia-a-dia com treinos, equipamentos, alimentação e transporte também”.

Os dias atuais, os títulos... Como está sendo a trajetória?
            “Nos dias atuais ele está no topo das categorias, que é a categoria Sênior. Ele vem em uma trajetória crescente disputando de igual para igual com os melhores atletas do país, atletas de Seleção Brasileira e até Seleções Internacionais”.

Para fechar, hoje André tem o apoio necessário para viver do esporte? Como você vê o incentivo desportivo em Varginha e em Minas Gerais?
            “Sim, hoje ele está em um dos melhores clubes do país que é o Minas Tênis Clube em Belo Horizonte, que dá todo suporte para o atleta subir na carreira e chegar ao topo.
            Quanto ao incentivo desportivo em Varginha e Minas Gerais, eu acho que precisa mais de divulgação do esporte, para que os jovens despertem o interesse na prática desportiva”.
            Ronaldo conta e demonstra todo o orgulho do filho, não apenas como atleta, mas também como homem. Para ele, a maior vitória é fora do tatame, com os valores que André tem da vida.
            Os pais de André são pilares na vida do garoto, tanto Ronaldo, como Daysa sua mãe, lutaram e ajudaram ao máximo o jovem no começo da carreira.
            Sobre as conquistas, Ronaldo nos mostrou algumas. Vejam só:
2013 - 3º Brasileiro Regional sub -18; 3º Campeonato Brasileiro; Campeão da seletiva para o Mundial Escolar; Campeão do JEBS; Campeão Seletiva para seleção brasileira sub-18; 3º Mundial Escolar.

2014 - Campeão Brasileiro Regional; 3º No Masters Bremen- Germany; Campeão Brasileiro; Campeão Pan-americano.

2015 - Campeão Brasileiro Regional; Vice-campeão Brasileiro sub-21; Campeão Brasileiro sub-23;  Participação no mundial sub-21.

2016 - 2º Colocado Taça Brasil; 3º Colocado Copa do Mundo; 3º Brasileiro sub-21; Vice- campeão seletiva para seleção brasileira sub -21.

2017 - 3º Brasileiro Regional; 3º Taça Brasil; 2º colocado Campeonato Brasileiro; 2º colocado Troféu Brasil Interclube.

2018 - Campeão Brasileiro Regional; 3º Colocado Brasileiro Final; Vice campeão seletiva olímpica.

2019 - Campeão Brasileiro Regional; Vice-campeão Troféu Brasil; Participação Grand Slam de Brasília.
            André vem, há no mínimo seis anos, estando entre os melhores do país, vencendo e representando a cidade de Varginha pelo Brasil.

Alisson Marques, estudante de jornalismo no UNIS.
Estagiário no Jornal PODIUM


Nenhum comentário:

Postar um comentário