quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Alexia, a princesa varginhense de futebol de campo


POR: JOSÉ ALADIR SOARES

            O futebol feminino vem ganhando cada vez mais visibilidade no cenário do futebol brasileiro. E a varginhense Alexia Rodrigues, de 18 anos, que vem desde seus 15 anos buscando um espaço no meio futebolístico feminino, está cada vez mais perto de alcançar seu objetivo. Em fevereiro, ganhará uma oportunidade de ser observada pelo técnico de futebol feminino profissional do Atlético Mineiro, que estará montando o seu time para a temporada 2020.
            Alexia começou muito nova na Semel, participando de várias modalidades esportivas, mas foi no futsal e no futebol de campo, mesmo atuando no meio dos meninos, que ela conquistou seu espaço, fincou o pé e começou a correr atrás de grandes sonhos.
            Dedicação sempre foi seu ponto forte, e a rodagem começou cedo: com 15 anos já estava disputando regionais do estado de São Paulo, jogando para a equipe de Batatais com o professor Vicente Campeiz. 
            Um ano depois, quando completou 16 anos, ganhou uma semana de treinamento no América Mineiro para poder adquirir mais experiência e bagagem dentro da modalidade, sobe a observação do professor do Coelho, na época Victor Alberice.
            No início desse ano, Alexia foi para a cidade de Americana SP, participar de peneira, onde conseguiu ser aprovada na equipe do Rio Branco e ali permaneceu durante cinco messes treinando e disputando campeonatos na região, sendo que um deles era a Copa Band e também as competições regionais, sob o comando do professor Rodrigo.
            Sem muito espaço na equipe paulista, Alexia retornou para Varginha e continuou treinando forte, até aparecer uma nova oportunidade em Belo Horizonte. Uma peneira do Cruzeiro e um teste no Atlético Mineiro de Base. No Cruzeiro, Alexia não conseguiu ser aprovada. Já no Atlético Mineiro sub 18, comandado pelo professor Sidney, a varginhense agradou e passou fazer parte da equipe, onde permanece até o final desse ano.
            Como Alexia sempre se mostrou uma GUERREIRA, ela aceitou o desafio de disputar o Campeonato Mineiro Amador pela equipe do Pointer de BH, que é comandada pelo técnico Evaristo e que faz parte da comissão técnica do Atlético MG.
            Alexia realizou grandes partidas pela equipe do Pointer, ajudou seu clube alcançar a segunda colocação, ou seja, sagrou-se vice-campeã, quando disputou a final com a equipe do Tupinambás, perdendo apenas por detalhes. O diferencial de tudo isso, é que os jogos dessa competição, as disputas acontecem no terrão, campos de terra.
            Se é difícil para um menino se profissionalizar numa grande equipe de futebol, imaginem essa missão para uma menina. Mesmo o futebol feminino estando em total crescimento pelo país, existe o grau de dificuldade. Todas as equipes estão sendo obrigadas a filiar e seguir as normas da CBF, uma vez que a entidade, está cada vez mais trabalhando e propagando a modalidade pelo Brasil, forçando a deixar de lado aquele preconceito banal de que FUTEBOL só é praticado por homens. MENINAS Jogam bola sim e também são craques.


Um comentário:

  1. Essa menina é guerreira vai ter muita surpresa pela frente aínda boa sorte pra você Alexia

    ResponderExcluir