quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

“Made in Varginha”... para o Brasil

Todo início de ano, vemos as joias do esporte regional partindo em busca de grandes clubes brasileiros. O Jornal PODIUM fará algumas reportagens com os atletas da “safra 2017”.
Iniciamos com Luara Pestilhe que está de malas prontas para Araras/SP. Com apenas 15 anos de idade, Luara vai integrar a equipe de basquete feminino ARARAS / FISIO & SPORTS. Em novembro, a varginhense participou de uma seletiva da equipe durante três dias.
            Considerada uma das melhores jogadoras de base de Minas Gerais desde 2015, recebendo premiações individuais, integrando seleção estadual e conquistando títulos.

“Obrigada a todos que me incentivaram aqui em Varginha; a minha querida treinadora Silvia, e minha mãe, que está presente em todos os momentos da minha vida”, disse ao Jornal PODIUM. “Espero treinar muito, seguir carreira e entrar em uma grande equipe; me esforço pra isso”.

DNA esportivo
Luara começou a praticar basquete há pouco mais de quatro anos, espelhada na irmã Fernanda, também considerada excelente jogadora do basquete varginhense.
Já a mãe das meninas, Luciana Pestille, jogava handebol e disputava natação por Varginha nos anos 80. “Foram vários anos defendendo nossa cidade”, lembra a mãe.
E acrescenta: “Quando minhas filhas pediram para treinar basquete, até fiquei um pouco assustada; por que elas decidiram pelo basquete e não o handebol (?), mas como mãe e atleta não poderia intervir na decisão delas”.
            “Apoio até hoje e se depender de mim, a Luara vai longe”, finaliza orgulhosa.

Jogadora completa
Campeonato Brasileiro Sub 15
Para a técnica do basquete feminino de Varginha, Silvia Amorin Carvalho, Luara é hoje a melhor jogadora da equipe: “tem uma defesa maravilhosa, uma liderança indireta, marca muito, rouba bola... é uma jogadora completa”.
A treinadora enfatiza o comprometimento da atleta: “ela treina sozinha, bate arremesso sozinha, repete exercício de fundamento sozinha, ela não perde treino”. Uma jogadora diferenciada, com características fundamentais ao basquete.
            O trabalho de Silvia no basquete varginhense é reconhecido nacionalmente, tanto por conquista de títulos, como pela capacidade de formar talentos para as grandes equipes Brasil afora. Ela reconhece a superioridade paulista na modalidade: “Em Minas, uma atleta consegue fazer cerca de 20 jogos por ano; em São Paulo, chegam a competir cerca de 80 partidas”, explica.
Publicidade

Araras / Fisio & Sports
Com uma base formada por atletas da categoria sub-19, a equipe feminina de basquete adulto de Araras é coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com a Academia Fisio & Sports. A comissão técnica é formada pelo preparador físico, Gustavo Justino, e pelo técnico, Cícero Eduardo Rodrigues.
Ao longo de 2016, representou a cidade em cinco campeonatos e obteve os seguintes resultados:

2º lugar: fase regional dos Joguinhos Abertos da Juventude (junho)
2º lugar: 1ª divisão dos Jogos Regionais do Interior (julho)
4º lugar: Liga Metropolitana de Basquetebol de Campinas (outubro)
6º lugar: Associação Regional de Basquetebol (outubro)
8º lugar: 2ª divisão dos Jogos Abertos do Interior (setembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário