sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Competência, força e superação!

A BR135 Ultramarathon é considerada a corrida a pé mais difícil do Brasil e uma das mais duras do planeta, na cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira. Compõe uma das três etapas da Copa do Mundo de Ultramaratonas.
            Participar da competição já é considerado uma vitória, pois não há inscrição aberta; os participantes são selecionados. O atleta precisa ser aceito pela banca examinadora, para, depois começar o processo efetivo de inscrição.

Ter o nome na lista já significa um enorme atestado de competência e força! Imagine só a alegria dos atletas de Varginha, Caroline Lima Martins e Glênio Moraes Carvalho, que conquistaram a segunda posição na modalidade Dupla/6 Maratonas. Eles percorreram 255 Km, com o tempo total de 36h.
            A 13ª edição da prova, realizada de 11 a 13 de janeiro, contou com a participação de 200 atletas vindos do Brasil, Argentina, Inglaterra, Venezuela, Alemanha e EUA. As categorias estão distribuídas em solo, revezamento, quartetos e duplas.
Após a largada na cidade de São João da Boa Vista, em São Paulo, a corrida passa por Águas da Prata (Pico do Gavião), Andradas, Serra dos Limas, Barra, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos de Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Luminosa, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

Estratégia
Na categoria Duplas não há separação de naipes masculino e feminino, ou mesmo mista. A dupla varginhense competiu com a maioria de competidores homens.
Pelo regulamento, é obrigatório que as duplas façam o primeiro percurso (descida do Pico do Gavião) em conjunto. Glênio contou que usaram uma estratégia de revezamento a cada 2 ou 5km percorridos.
Como equipe de apoio, tiveram o renomado professor Mariano Moraes, técnico da Seleção Brasileira de Ultra, Rodrigo Faria, Igor Ribeiro e Denilson Rodrigues (como pacer) e Mayra Matos motorista.
            Na BR 135 todos que chegam são tratados como vencedores, sem exceção! Não existe pódio, premiação em dinheiro ou troféu, cada atleta que completa a prova dentro do tempo limite ganha sua medalha e a tão invejada e admirada camiseta FINISHER.
Glênio Moraes
            profissional de Educação Física, tem 34 anos. Há quatro anos conheceu a Patagônia Run, na Argentina e não parou mais de correr por montanhas.
Publicidade
Resultados
Uai-ultra dos Anjos Internacional – 7º colocado geral
La Mision Passa Quatro – 11º colocado
UD Ultra Desafio Aiuruoca – 2º colocação categoria 30/35 anos
Correr no mato,  Rio Preto – 1º colocado
Próximas competições
Volta do Cristo - Poços de Caldas 16 km
UD ultra desafio Passa Quatro 120 Km
Prova alvo em julho UAI- Ultra dos Anjos Internacional - 235 km solo!

Carol Martins
            Tem 31 anos e começou a participar de ultramaratonas há cerca de dois anos, sagrando-se campeã dos 50km Aiuruoca, 12H em Poços de Caldas e 12H de Passa Quatro. Os próximos desafios são: 50km Rio Grande em março, 24H em Piracicaba no mês de abril e 100 km Brasília em junho.
            Carol está cotada para integrar a Seleção Brasileira de Ultra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário