sexta-feira, 1 de maio de 2020

Paola Lemos Menezes conta sua história

Nome: Paola Lemos Menezes
Idade: 30 anos
Esporte: Futsal feminino

Cresci no meio de esporte, futsal, vôlei, handebol e me apaixonei pela forma como o esporte transforma vidas. Era algo que me inspirava a crescer e evoluir cada vez mais.
Comecei com um projeto na minha cidade, Elói Mendes, quando o secretário de esporte Maicon viabilizou a possibilidade de desenvolvimento do esporte em nossa cidade e fez de tudo para o seu crescimento através desse projeto!!!
Em 2012 sofri um acidente de moto, na rodovia de Elói Mendes / Varginha, depois de 4 cirurgias tive a notícia que nenhuma atleta gostaria de ter, que nunca mais poderia praticar nenhum esporte, pois não poderia mais ter nenhuma fratura na tíbia.
Foi muito triste saber que nunca mais entraria em uma quadra para fazer aquilo que mais amava, fiquei praticamente dois anos sem andar, com as cirurgias, fisioterapia e todo tratamento médico.
Mas como a vida tem que continuar, voltei para a faculdade, voltei a trabalhar e a vida voltava aos poucos na sua rotina.
            Mas sempre faltou algo, eu acompanhava os jogos das meninas, mas não era a mesma coisa, e depois de um tempo fui convidada a tomar a frente do futsal feminino de Elói Mendes. E aceitei o convite por saber que de alguma forma estaria fazendo o que amo e preenchendo a lacuna que faltava dentro de mim.
Como técnica foi um novo começo, até porque não sou formada em Educação física e sim Direito. Fiz alguns cursos, aprendi na prática com grandes profissionais como professores Evadson e Milton (Varginha), Ricardo (São Lourenço), Belo (Lavras) e tantos outros.
E acho que na pratica me ensinou muito a ser cada vez melhor, o trabalho em grupo, buscar sempre o melhor para todas (que é algo quase impossível, quando falamos de 15 meninas-Mulher, futsal é mais que esporte hoje e aprender ser líder aonde quer que eu esteja.
Hoje é parte do que sou, parte da minha personalidade e mais que apenas um esporte. E saber que todos esses anos na frente do futsal feminino como voluntária me fizeram crescer tanto, em tantos aspectos da minha vida: Carácter/ Humildade/ coragem/ solidariedade/ amor.
Entre as competições marcantes, logo quando assumi o futsal de Elói Mendes, a Semesp, um campeonato de São Lourenço, que fomos campeãs em cima da equipe de Guaxupé.
Treinamos uma vez na semana, no poliesportivo Mutucão, por ser um time adulto, temos meninas de 16 a 30 anos, tentamos de todas as formas possíveis o melhor para que todas participem dos treinos.
A parte difícil eu acredito que seja a falta de apoio, o futsal não é apenas condução para jogos ou mesmo pagar inscrições, é muito mais que isso. É dar condições para que as meninas possam fazer um bom trabalho dentro de quadra.
Meu maior orgulho é nunca precisar pisar em ninguém para chegar em lugar nenhum, olhar para trás e saber que todas as minhas conquistas foram através de luta. Que eu nunca desisti do meu time e de nenhuma atleta. De saber que fiz história no futsal feminino de Elói Mendes. Perdemos muitas vezes e ganhamos tantas outras vezes, mas sempre com um sorriso no rosto e aprendendo com tudo. Saber que além de qualquer coisa, eu posso dizer que conquistei muitos amigos e que cresci muito com futsal. E que depois de tantos anos continuamos de pé e seguindo firme no nosso propósito que é ver o futsal feminino crescendo.
            É gratificante ver meu time em quadra, saber que fiz o possível e o impossível para que isso fosse possível.
            Frustrações: Não ter conquistado mais coisa para o futsal de Elói Mendes e ver que ainda tem pessoas que não acreditam no time maravilhoso que temos. E que ainda existe pessoas desonestas no futsal!! 
LINK
            Admiro muito a luta dos profissionais da região. Milton, Evadson, Ricardo, Belo, Michel e tantos outros. Acredito que o futsal feminino da nossa região não teria o prestígio que tem hoje se não fosse esses caras. 
Perspectivas para o futuro? Evoluir como profissional e como pessoa no futsal.
            Agradeço a Deus sempre, a minha família que sempre me incentivou, a cada atleta do futsal feminino que acredita nesse projeto e que faz com que cresçamos juntas, Raissa, Cecília, Bruna, Maria Eduarda, Jasmine, Taynara, Tifany, Larissa, Sara, Naira, Grazi, Marina e Susu. A todas as atletas que um dia vestiram nossa camisa e fizeram parte dessa história (não vou citar nomes que são várias e todas muito importantes). A todas as pessoas que torcem pelo futsal feminino de Elói Mendes, Alisson, Raiane, Julia. Todos nossos apoiadores e patrocinadores. Sem elas não teríamos o futsal feminino de Elói Mendes. Simples assim imprescindíveis!
Uma dica: Acredite sempre no potencial do seu time e nunca desista daquilo que realmente quer. Deus sabe todas as coisas, se ele fechar uma porta, tenha fé que ele abrirá outras mil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário