sábado, 2 de maio de 2020

Isabela Alcântara conta sua história

Nome: Isabela Alcântara
Idade: 23 anos
Esporte: Futsal

O futsal é mágico e imprevisível, é uma caixa de surpresas! Sou apaixonada pelas emoções e pelas amizades que construo através do futsal.
Desde criança meu brinquedo favorito sempre foi a bola. Comecei a praticar o futsal aos 9 anos de idade na escolinha do professor Geraldo, no Canaã. Na época, o futsal feminino ainda não era bem visto e não era tão praticado assim, somente eu e mais duas meninas treinávamos com os meninos.
A partir daí comecei a treinar e não parei mais, aos 14 anos passei a treinar com o prof. Palito no VTC e depois entrei na escola de futsal da SEMEL, na qual estou até hoje.
Além de ser atleta da equipe de futsal adulta da SEMEL, também faço parte da equipe ABS Varginha, onde reunimos antigas atletas e decidimos formar nossa própria equipe. Desde 2015 também faço parte da comissão técnica das categorias de base de futsal da SEMEL.
O futsal é uma formação de valores, onde você aprende que não é só um jogo, não é só vitórias. Você a prende a união, a amizade, a ter respeito e a crescer como ser humano.
Hoje me dedico totalmente ao futsal, além de ser apaixonada pela prática, também sou apaixonada por ensinar o esporte! 
            A competição mais marcante como atleta foi a COPA ETPV em 2016 no SESI em Varginha, quando conseguimos lotar o ginásio com familiares e amigos. Fizemos grandes jogos e ficamos em segundo lugar. Nesse ano infelizmente o título não veio, mas foi uma competição que nos sentimos abraçadas pela torcida Varginhense.
O título mais marcante foi na COPA LÍDER em 2019 na cidade de São Lourenço, estava na comissão técnica da equipe sub 17. Estávamos perdendo o jogo por 2x0 contra o time da casa e conseguimos o empate. Fomos campeãs nos pênaltis. Enfrentamos muitas dificuldades para participar dessa competição, então o título veio nos provar que quando tem dedicação, raça e força de vontade tudo é possível.
Como atleta treino duas vezes na semana, e nos outros dias me dedico aos treinamentos das categorias de base. 
O futsal ainda precisa de alguém para “abraçar”. Há uma certa diversidade entre o futsal masculino e o feminino. Não temos muito patrocinadores, muitas vezes nós mesmos arcamos com os custos de competições, uniformes e etc. 
Meu maior orgulho é não desistir apesar de todas as dificuldades enfrentadas na modalidade. Nós, praticantes do futsal feminino, sabemos o quanto é difícil não ter um reconhecimento. 
A maior alegria são as minhas atletas, a união do nosso grupo, são a minha 2º família.
A frustração é o futsal não ser reconhecido da forma que deveria ser. Espero que no futuro o futsal feminino passe a ser mais reconhecido e tenha o seu devido valor. Estamos lutando para que isso aconteça
Gostaria de agradecer ao João Pedro por ser meu braço direito, ao Zué do Esporte por sempre apoiar a modalidade, e aos meus treinadores Victor Hugo e Filipe. Me ajudam sempre na troca de experiências, no apoio quando ninguém mais apoiou eles estavam lá para me ajudar.
            Uma dica: não desistam do que amam, lutem por aquilo que tanto querem. Confie em si mesmo.

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário