quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Varginha sem Dor

 

O Centro Municipal de Fisioterapia da Prefeitura de Varginha, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, visando atender a demanda de pacientes de dor crônica da população de Varginha, adaptou o programa de Gestão de Dor da USP - Universidade de São Paulo. Desta iniciativa nasceu o programa “Varginha Sem Dor”, parceria dos fisioterapeutas e técnicos desportivos da SEMEL.

            As aulas começaram nessa semana, já com 40 inscritos, na quadra da Semel, ao lado do Centro de Fisioterapia. No início do tratamento é realizada uma avaliação individual e detalhada dos componentes físicos, funcionais e psicossociais que podem ter relação com a dor. Em seguida, o paciente é encaminhado para a prática de exercícios físicos com os profissionais de Educação Física da Semel, os professores Anderson Massahud, Thiago Monterani e Helder Francis.

            ‘’A dor é considerada um problema de saúde pública em função do alto custo e do impacto negativo que pode causar na qualidade de vida e nas capacidades funcionais do paciente. Estima-se que 30 a 35% da população sofram de dor crônica, ou seja, dor persistente com mais de três meses de duração. Muitos estudos científicos mostram que os exercícios físicos possuem uma capacidade de analgesia mais duradoura do que uma intervenção medicamentosa. Este recurso será ofertado para a população de Varginha através de profissionais extremamente qualificados e capacitados no tratamento da dor’’ afirma Anderson.

            O vice-prefeito Leonardo Ciacci acompanhou o lançamento do programa e destacou a importância dessa iniciativa “que vem para dar melhor com qualidade de vida para a população com acompanhamento profissional”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário