terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

UCI proíbe os ciclistas de adotarem posições “perigosas” nas descidas

 

A União Ciclista Internacional (UCI) tomou um conjunto de medidas para garantir a segurança dos ciclistas. Incluiu-se a proibição de atirar garrafas e embalagens na estrada/percurso (atitude que já provocou quedas) e adotar posições "perigosas" nas descidas, postura que, a título de exemplo, ciclistas como Chris Froome ou Peter Sagan adotaram, sentando-se no tubo horizontal do quadro com o corpo encolhido por cima do guidão.

            Destacam-se algumas novidades relativamente à colocação e ao material utilizado nas baias de proteção em zonas sensíveis, sobretudo nas chegadas das provas. A UCI também vai rever os elementos de proteção em zonas com obstáculos e a sinalização das provas. Quanto à limpeza e ao meio ambiente, os organizadores devem ter zonas de recolha de lixo a cada 30-35 km para evitar que os ciclistas tenham de transportar as embalagens vazias. Além disso, foram estabelecidas normas mais específicas para as motos e automóveis que fazem parte da caravana de cada prova.

            Quanto ao antidoping, o Comité de Gestão acolheu com satisfação a criação da Unidade de Ciclismo dentro da Agência Internacional de Controlos (ITA), que tem como função a luta contra a dopagem no ciclismo. A Comissão de Equipamento da UCI também vai fazer uma maior supervisão do uso de materiais e componentes por parte das equipes, como os freios a disco e os suportes de garrafas.

            A maioria destas medidas entrará em vigor já no início desta temporada, enquanto algumas apenas serão adotadas em data posterior.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário