terça-feira, 30 de maio de 2017

UNDOKAI: a gincana poliesportiva da terra do sol nascente

       Neste domingo, dia 28, a Associação Cultural Nikkey de Varginha, promoveu o 3º Undokai. O encontro foi realizado no Brazuca Society, com atividades recreativas e almoço de confraternização.
         No Japão, os undokais são realizados em escolas e indústrias. Um undokai é um evento aguardado com grande ansiedade pela comunidade. As atividades podem variar conforme as características da região, mas no geral exigem mais coordenação de equipe e habilidade do que força ou velocidade. Embora o evento seja visto como uma “gincana poliesportiva”, pela própria descrição das provas e competições percebe-se que há mais um aspecto lúdico em tais práticas, do que um caráter esportivo propriamente dito.

No Brasil, a maioria dos undokais é realizada no mês de maio, por causa do clima adequado, e também por que é o mês dos meninos no Japão.

ATIVIDADES DO 3º UNDOKAI
Gojyū meetoru kyōsō (corrida de 50 metros rasos)
Hyaku meetoru kyōsō (corrida de 100 metros rasos)
Riree (corrida de revezamento)
Ninin sankyaku (corrida de 3 pernas)
Tsunahiki (cabo-de-guerra)
Taiya korogashi kyōsō (corrida de pneus)
Foram distribuídos brindes simples a todos os participantes, demonstrando que não houve perdedores. O grande prêmio nada mais é do que segurar a bandeirinha número 1 na linha de chegada, pois num undokai o importante não é vencer, mas participar. Ensinar o prazer do trabalho em equipe e o valor da vitória honesta.

 Associação Cultural Nikkey
            Fundada há três anos por um grupo de amigos nikkeis com o objetivo de unir as famílias com descendência japonesa, visando preservar a cultura, promover o intercâmbio entre o Brasil e o Japão, bem como realizar atividades sociais, assistenciais, beneficentes, esportivas, educativas e recreativas.

 GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário