sexta-feira, 12 de maio de 2017

Futebol americano é a nova modalidade do Projeto Conexão Esportiva

         No último sábado, dia 06, jogadores do Pouso Alegre Gladiadores apresentaram o futebol americano para cerca de 200 alunos do projeto Conexão Esportiva, de Santa Rita do Sapucaí.
          Executado pela Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, o projeto atende cerca de 450 crianças de 5 a 14 anos da cidade, já em outros seis esportes: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei. “Aceitamos as sete modalidades porque, exceto o futebol de campo, não são tão comuns aqui no interior.
O futebol americano veio da ideia de aumentar o repertório motor das crianças e para introduzir algo que não é tão característico no Brasil”, explica o coordenador, Eduardo Ribeiro. Durante a clínica, os jogadores deram a 200 participantes, dos naipes feminino e masculino, uma introdução à modalidade, com algumas brincadeiras, além de curso de cheerleader (líder de torcida).

            Além do objetivo de ensinar as técnicas esportivas, o projeto busca auxiliar na formação educativa e social dos jovens da comunidade santa-ritense. Com treinos realizados duas vezes por semana, as crianças de até 10 anos participam dos módulos de iniciação esportiva e conhecem cada uma das modalidades, enquanto as maiores de 11 escolhem uma para poderem se dedicar. Também são oferecidos palestras, festivais e campeonatos internos. “O projeto e a metodologia são voltados para o aluno, e vimos que a cidade aceitou bem. Não tínhamos uma política voltada para o esporte, e o acesso a ele de uma maneira organizada não era muito fácil”, declara Eduardo. 

            Samuel de Freitas, de 14 anos, foi um dos alunos participantes do treinamento, quando pela primeira vez teve um contato com o futebol americano. “Achei algo inovador e interessante. Mesmo que seja pouco conhecido, não acho tão difícil de ser implantado no Brasil porque todo mundo gosta do que é novo, e quanto mais esporte melhor”, afirma. O adolescente pratica o basquete e vê a velocidade como algo semelhante e de importância para as duas modalidades. Incentivado a participar do projeto pela sua professora de Educação Física, teve lá a oportunidade de conhecer o esporte, além de aumentar o convívio social. “É muito boa a convivência com as outras pessoas, é um lugar onde sempre podemos conversar sobre o basquete”, relata.
            O projeto é executado pela primeira vez via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, captando R$ 326.646,34 junto à Metagal. O coordenador considera o apoio de grande importância para o desenvolvimento do desporto na cidade. “Conseguimos atuar na cultura esportiva, interferir na comunidade, atuar na formação das crianças. Toda a cidade está ganhando com isso, ouvimos depoimentos dos pais, por exemplo, de mudança de comportamento”, diz.
Fonte: SEESP - Fotos: Conexão Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário