terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Denúncia no projeto “Minas Gerais Territórios Esportivos”

O jornalista Lúcio de Castro, da Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo, publicou hoje, 20 de dezembro, denúncia sobre o projeto Minas Gerais Territórios Esportivos. Trata-se de um programa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), em parceria com a MCS Marketing Esportivo e com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), lançado em fevereiro deste ano.
Na reportagem “Prestação de contas revela projeto entre amigos de diretor da CBJ, o jornalista demonstra que amigos e funcionários do diretor de marketing da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Maurício Carlos dos Santos, estão por trás da cadeia de empresas contratadas para execução do evento pago com dinheiro público.
            E mais: um quadro de fornecedoras terceirizadas de serviços abertas após a aprovação do projeto, além de empresas contratadas cujo sócio é o gerente da empresa do contratante.
            A CODEMIG repassou à MCS Marketing Esportivo R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais) para a ação.

O PROJETO
O Minas Gerais Territórios Esportivos passou por 13 municípios seguindo a estratégia governamental de estimular o intercâmbio de políticas públicas nos territórios mineiros. Durante as execuções foram promovidos, em cada município, cinco dias de ação estratégica por meio de palestras de noções básicas das modalidades, valores inerentes ao esporte, o olimpismo e a educação formal. Em outros cinco dias, foram realizadas atividades de interação e prática de modalidades como badminton, judô, tênis de mesa, esgrima, basquete, handebol, atletismo, e luta olímpica, além de modalidades paralímpicas.
            Durante a festa de lançamento do projeto, no início do ano, o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, enfatizou o ineditismo e magnitude da proposta: “Essa ação utiliza o que há de mais moderno no marketing, aproximando grandes marcas das ações governamentais”.

O AUTOR DA DENÚNCIA
Lúcio de Castro é carioca, formado em História e em Jornalismo. Sempre atuando como repórter, trabalhou no Jornal do Comércio, Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, Sportv e ESPN Brasil.
            Conquistou alguns dos mais importantes prêmios de jornalismo do Brasil e do mundo, como o Prêmio Gabriel Garcia Marquez (2013).
            Alguns outros: Prêmio Imprensa Embratel, 3 vezes (2003, 2006 e 2015); Prêmio Vladimir Herzog (2012); Prêmio Ibero-Americano agência Unicef / EFE (2003); Prêmios TV Globo, três vezes (2005/2007/2008); Prêmio Cinefoot 2013; Prêmio Direitos Humanos OAB/MJDH quatro vezes (2008/2009/2011/2013); ANAMATRA de Direitos Humanos (2009) e Festival de Milão de Cinema 2013.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário