terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Calvert Pontes Claudino

Vamos relembrar a “Qual é o seu esporte?” com Calvert Pontes, publicada na Edição 41 do Jornal PODIUM, dia  28 de dezembro de 2013.
Nome: Calvert Pontes Claudino
Idade: 51 (atualmente com 53)
Profissão: Educador Físico
Local de trabalho: Professor na Apae e Objetivo, proprietário da Academia Emforma, todos em Campanha há 19 anos.
Esporte favorito: Futsal
Defenda essa modalidade:
Praticado corretamente e com orientação de especialistas, ajuda no fortalecimento muscular e disciplinar de todo praticante desta modalidade.
Como, quando e por que começou? Comecei na gravidez de minha mãe, pois já chutava muito sua barriga. Aos 14 anos, já jogava com adultos. Além de gostar muito de jogar futsal, sabia que estava fazendo bem para minha saúde
Descreva sua fase profissional:

Aos 15 anos, fui estudar na cidade de Machado e fui convidado a participar da seleção da cidade e disputar meu primeiro campeonato mineiro na cidade de Curvelo. Depois disto, fui chamado para seleção de Varginha, onde fiquei por mais de 15 anos.
Equipes pelas quais joguei em Varginha: Camig, Pé de Cana, Automóvel Clube, AABB, Madeireira Paraná,  ARTelemig, Correio do Sul, Copas e o Varginha Tênis Clube.
Joguei para cidades como Três Corações, Luminárias, Conceição da Aparecida, Monsenhor Paulo.
Aposentei-me na cidade de Campanha, fazendo um jogo de despedida e reunindo amigos de Varginha e Campanha para jogarmos contra meu time de coração: Clube Atlético Mineiro. Tive o prazer de jogar com dois jogadores que já foram eleitos os melhores do mundo: Manoel Tobias e Falcão, entre outros. Torço, de coração, para que Varginha volte a ter o Futsal que sempre levou o nome desta cidade a ser respeitado por onde jogava, e tomara Deus que apareça outro Targino Valias em nossa cidade, pois este, sim, fez muita coisa para o futsal varginhense.
Fatos marcantes:
São os títulos de Campeão do Interior de Minas, por Varginha, e bicampeão da Taça EPTV, uma por Varginha e outra pela cidade de Campanha, sem falar nos títulos pela região toda. Deus sempre me abençoou, pois sempre tive os melhores companheiros de equipes por onde passei. Se fosse citar nomes, ficaríamos o dia todo escrevendo.
Já praticou outras modalidades?
Já pratiquei diversas modalidades: futebol de campo, tênis, voleibol, mas jogar, mesmo, só futsal.
Esporte que gosta de assistir na TV:
Gosto de todos os esportes, mas o futebol e tênis são os preferidos.
Ídolo esportivo:
Não tenho um só, seria uma injustiça, pois gosto de esportes. Vou falar alguns: Ayrton Senna, Pelé, Douglas- Futsal, Guga- tênis, Willian- vôlei e outros.
Lembrança marcante de um fato esportivo:
Chegada em Campanha, depois de vencer a Taça EPTV de Futsal: simplesmente uma coisa do outro mundo, e, uma lembrança triste, a morte de um ídolo: Ayrton Senna.
Fale sobre seu trabalho em Campanha:
Publicidade
Dou aulas em escolas e na academia avaliando, programando, orientando dando suporte técnico aos alunos e ainda brincando de jogar futsal, campo e tênis.
Opinião sobre a política esportiva no Brasil:
Precisa urgente de pessoas novas no comando. No futebol, a CBF deveria ficar encarregada somente das seleções de base e profissional.
Fundar ligas dos clubes brasileiros nos esportes especializados (olímpicos), com comando de pessoas especializadas ou ex-atletas, que sabem das dificuldades a serem ultrapassadas. Só assim conseguiremos ser uma potência olímpica.
Faça um comentário sobre:
Esporte na infância
Na infância, o esporte tem que ser voltado para o lúdico, ou seja, em forma de brincadeiras, nunca com intuito de competição, procurando sempre trabalhar o esporte como diversão, saúde e respeito para com os colegas. 
Alto rendimento:
Com apoio de patrocinadores, empresas privadas (não governamentais), procurar atletas de destaques em suas modalidades e dar condições físicas, psicológicas e financeiras para compensar a altura de seu sacrifício, pois, para conseguir chegar a ser um atleta de alto rendimento, o jovem tem que abdicar de muitas coisas boas nesta idade e, por isto, tem que ser muito bem recompensado.
E volto a dizer: o atleta precisa ser orientado por profissionais especializados, para que não ocorram lesões sérias e acabe muito cedo sua carreira de atleta de alto rendimento. Isto é o que falta em nosso país: pessoas sérias com intenção de procurar e ajudar, e ser um celeiro de atletas de alto rendimento, pois material humano temos de sobra.
Terceira idade:
Ter um acompanhamento médico e procurar sempre  praticar uma atividade física que seja do seu gosto ou compatível com suas necessidades (natação, dança, hidroginástica, caminhadas, musculação e vários outros), pois assim terá uma qualidade de vida muito boa.
Atividade física:
Desde que seja bem orientada por profissionais habilitados, só trará benefícios aos seus praticantes. Melhoria da saúde e condições físicas, dos níveis de ansiedade e estresse ,sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças. Enfim, quando é feita de forma contínua e programada, alcança a melhoria da qualidade de vida de um individuo no que diz respeito à performance humana.
            Gostaria de agradecer a vocês a oportunidade de poder lembrar e falar de muitos acontecimentos bons na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário