quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Câmara homenageia Apollo Esporte Clube com Moção de Aplausos


                 O Apollo Esporte Clube, que atua na área esportiva e em ações sociais no município de Varginha, recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal pelos 50 anos de sua fundação.
            A honraria, de autoria do vereador Delegado Celso Ávila, homenageou a agremiação em comemoração aos 50 anos de sua fundação 1969-2019.
            Em sua justificativa, o vereador Delegado Celso contou que, no final da década de 60 o professor Antônio Terra, reuniu alunos do Colégio Marista e montou uma equipe de futebol para disputar campeonatos.
            O nome escolhido foi Apollo, uma alusão à nave que levou o homem à lua em 1969 – ano este de fundação da equipe. Antônio terra trabalhava no Colégio dando aulas de Moral e Cívica e O.S.P.B.
            Antônio Terra administrava um barzinho no interior do Colégio Marista, chamado “Bar Lua” e escolhia a dedo alunos/jogadores para auxiliarem no atendimento dos alunos/fregueses e ao término contemplava-os com um salgado, sodinha e um batom (chocolate). Tinha uma visão futurista, a exemplo de Galileu Galilei. 
            - E hoje estamos aqui comemorando juntamente com a conquista da lua, os 50 anos de fundação do Apollo, formador de jogadores e alunos exemplares, além de cidadãos de bem, que se tornaram pais de família e profissionais de sucesso e exemplares. Alguns até aprenderam a jogar futebol depois de maduro -, disse o vereador.
            Com o passar do tempo, não só alunos do Marista jogariam na equipe, mas de outras escolas também.
            A equipe se destacou nas categorias adulto, infanto juvenil, dente-de-leite e também abriu espaço para a categoria mirim. A galeria de troféus, medalhas, títulos e conquistas crescia a cada disputa e ano a ano.
            Na categoria juvenil, o Apollo Esporte Clube destacou-se no campeonato de 1974, invicto, tendo no elenco Peixinho (goleiro), João Erbst, Lucio Massote, Aniel Braga, Roberto Fávaro, Preguinho, Reinaldo, Pedrinho, Zé Sapi (falecido), Ratinho, Adauto, Marcelo Barros e Aluísio Salgado.
            Na categoria dente-de-leite ficou marcado o tricampeonato conquistado nos anos 1979, 1980 e 1981. A equipe era composta por José Marcelo (Paulista), Nenen, Batiore, Rogerinho (Pigmeu), Carlinho (Gatão), Gilbertinho, Cassio Keller (Bozó), Mauricio e Ivair, Bebeto, Mário Morais e ainda Lica (falecido), Nhonhô, Borneli, Corisco, Luis Claudio (tatu), Tadeu, Carlinhos, Porquinho e Zé Carlos. 
LINK
            A bandeira do time Apollo, ostenta uma bela águia, inspirando a garra, determinação, disciplina e golpe certeiro no adversário, estufando a rede e levando diversos torcedores e familiares aos campos do Marista, do Flamengo, do sete de setembro e outros.
            Todas equipes marcavam presença constante nas finais. Com esse empenho a equipe Apollense revelou muitos jogadores que chegaram a jogar nas equipes profissionais de Varginha e região.
            Antônio Terra e o João Cangêre (pai dos apollenses Cássio Mardem e Cássio Keller) tiveram a ousadia e coragem de levar diversos jogadores, a maioria na faixa de 16 anos, ao Rio de Janeiro no Maracanã para assistirem em um final de semana alguns jogos do Campeonato Brasileiro.
            No sábado à noite, o Fluminense derrotou o Botafogo da Paraíba por 3 a 0 e no Domingo em uma rodada dupla, na preliminar o Flamengo fez 3 a 0 no Bangu e o Vasco goleou impiedosamente o Corinthians do Dr. Sócrates por 5 a 2, cinco gols do Roberto Dinamite que retornava do Barcelona da Espanha. Naquela tarde de 04 de maio de 1980, há 39 anos, para um público de mais de 100.000 pessoas.
            Antônio Pedro Terra recebeu, em 2005, o título de Cidadania Honorária Varginhense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Faleceu no dia 30 de agosto de 2014.

Encontros de Confraternização

            O primeiro encontro aconteceu em outubro de 2006, no clube veteranos do Camisolão, com a presença do fundador e comandante Antônio Terra e dos ex-treinadores Tadeu Veneno e Seu João Cangerê, sendo que neste evento participaram só os ex-apollenses nascidos nos anos de 1963 a 1965 e também os ex-jogadores do América/Botafogo.
            Já o segundo foi em setembro de 2007, com a presença de 86 ex-Apollenses de todas as décadas desse a fundação e o local foi o campo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Varginha (Semel), localizado no bairro São Geraldo – Antigo Clube Recreativo da CBC.
            - Já estamos partindo para o décimo encontro que será no Clube Veteranos do Corcetti no próximo dia 07 de setembro, onde além de passarmos uma tarde de lembranças, reencontros e comemorações, iremos arrecadar caixas de leite em prol do Lar São Vicente de Paula colaborando um pouco para quem já nos deu muito.
            Os encontros de confraternização atraem a vinda de diversos ex-atletas de vários estados da Federação (Tocantins, Florianópolis, Amazonas, São Paulo) e também de outros municípios de Minas, como Boa Esperança, Campanha, Natércia, Manhuaçu, Elói Mendes, Alfenas, Lavras e da capital, em um ambiente amável, solidário e nostálgico com boas lembranças, episódios e momentos ímpares na vida de cada um.
            O Apollo Esporte Clube cessou as suas atividades, mas ainda vive nos corações de seus ex-integrantes, aproximando amizades antigas e distantes, concretizando a certeza que o caminho do esporte é o caminho do equilíbrio, da saúde e dos amigos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário