quarta-feira, 29 de julho de 2020

Idosos e atividade física no isolamento social


              A atividade física é muito importante em todas as fases de nossas vidas e, para cada uma delas, existem tipos e motivos diferentes de prática. Para os idosos, se manter ativo ajuda na preservação de funções vitais do corpo, como tomar banho sozinho, se levantar da cama, preparar suas refeições, vestir a roupa e, além disso, auxilia também na prevenção e controle de diversas doenças.
Nesse período de isolamento social, por serem do grupo de risco, os idosos estão passando bastante tempo em casa e sem se exercitarem, mas especialistas alertam que se manter ativo é essencial para ter uma boa saúde física e mental, além de ajudar no fortalecimento da imunidade. A professora Alessandra Vidal Prieto, do curso de Fisioterapia, falou sobre um dos principais motivos para o sedentarismo geriátrico: o medo.
“A perda de equilíbrio é o grande problema dos idosos e por isso eles continuam sedentários, ainda mais aqueles que já sofreram algum episódio de queda e, com isso, se sentem inseguros de caírem novamente.”
A professora ressalta que o ideal seria que os idosos fizessem atividades com a ajuda e supervisão de um profissional de fisioterapia. Não sendo possível, o indicado é que façam uma caminhada entre os cômodos da casa ou até mesmo sentem-se e levantem-se da cadeira algumas vezes, transformando as atividades cotidianas em exercícios físicos leves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário