domingo, 26 de julho de 2020

HERÓIS DO ESPORTE MUNDIAL #07 - Franco Columbu

Eu te amo Franco. Sempre lembrarei da alegria que você trouxe à minha vida, dos conselhos que me deu e do brilho nos seus olhos que nunca desapareceram. Você era meu melhor amigo. Amor para sempre” - Arnold Schwarzenegger
Por Douglas Aleixo
Este gigante de 1,65 cm e 85 kg, sim, gigante por conta de uma força descomunal, genética propícia para ganho de massa muscular, cravou seu nome entre os grandes ídolos do Bodybuilding e competições de força no âmbito mundial, sendo rival e amigo de longa data da lenda Arnold Schwarzenegger, senhoras e senhores Mr. FRANCO COLUMBU.
Este Italiano de personalidade marcante iniciou sua vida esportiva no boxe na Itália, contrariando sua família, e que mais tarde tendo se rendido aos seus títulos e homenagens.
Contudo insatisfeito e aproveitando de um biótipo invejável para a hipertrofia associado com um poder pulmonar sobre-humano, força física acima da média, se tornou lenda no ramo esportivo de Bodybuilding construiu sua fama mundial nos E.U.A, registrando sua chegada em meados de 1969, junto com seu amigo Arnold. 

Franco destacava-se no famoso exercício levantamento terra, tendo sido o detentor do recorde no levantamento de peso e exercício de força com incríveis 750 lb (340 kg).
Ficou famoso também nas telonas sendo nos filmes Pumping Iron, onde ergue uma das extremidades de um carro com relativa facilidade.
Sua capacidade pulmonar absurda, onde conseguiu atingir taxas de pressão superiores a 40 libras por polegada, sendo registrado por câmeras Columbu estourando literalmente uma bolsa de gelo feita de borracha como se fosse um balão de festa!
Sua genética e biótipo eram perfeitos para o desenvolvimento da musculatura, infelizmente sendo prejudicado varias vezes por sua baixa estatura atrapalhando na decisão dos juízes de competições.
Os especialistas e entusiastas são enfáticos em dizer que sua musculatura era mais proporcional e definida que a de seu “brother” Arnold Schwarzenegger em 1974 e 1975 e que sua derrota teria sido causada pelo prestígio e porte e fama deste. 

A amizade com Mr. Arnold também lhe rendeu parcerias em alguns de seus filmes, como O exterminador do Futuro, O Sobrevivente, Conan O Bárbaro.
Franco Columbu foi acometido por um infarto agudo do miocárdio enquanto nadava em seu pais natal, mais precisamente na costa de San Teodoro, na Sardenha, fato esse que o levou a se afogar.
Ele foi socorrido, mas faleceu infelizmente aos 78 anos de idade no dia 30 de agosto de 2019, enquanto era transportado de helicóptero para o hospital mais próximo.
Mr. Columbu deixou um legado de talento, obstinação e disciplina.

Douglas da Silva Aleixo, Advogado, Licenciado em Filosofia e entusiasta do esporte. Colaborador do Jornal PODIUM



Nenhum comentário:

Postar um comentário