terça-feira, 28 de julho de 2020

Devido à pandemia, JEMG/2020 está cancelado

Fonte: FEEMG

O Governo de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por intermédio da Subsecretaria de Esportes, junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, no uso de suas atribuições, resolvem cancelar a execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, edição 2020.

            A decisão foi pautada na priorização da preservação da saúde de todos os envolvidos na maior competição esportiva-social do Estado e de grande relevância para o desenvolvimento dos jovens estudantes-atletas mineiros, dado o avanço da pandemia de Covid-19 e o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais.

            O JEMG é uma competição esportiva que tem como intuito valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de 12 a 17 anos de forma educativa e democrática, reunindo anualmente em suas edições, cerca de 42 mil estudantes-atletas, nas etapas microrregional, regional e estadual. Na etapa estadual, por exemplo, o município sede, chega a receber cerca de 6 mil pessoas entre estudantes-atletas e comissão técnica.

            Diante dessa dimensão e capilaridade que o JEMG alcança no Estado de Minas Gerais, diversos são os fatores decorrentes da pandemia que impossibilitam a organização e execução segura deste evento. Fatores esses que já impactaram no cancelamento de eventos esportivos de maior dimensão, tanto a nível nacional, como os Jogos Escolares da Juventude – JEJ/2020 e as Paralimpíadas Escolares (eventos organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), respectivamente), quanto a nível internacional, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio (ambos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional).

            O Governo de Minas Gerais compreende o JEMG como uma política pública esportiva de extrema relevância, tendo em vista que, ao longo de 17 edições, vem possibilitando a identificação de novos talentos esportivos mineiros, promovendo o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola e contribuindo na diminuição da evasão escolar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário