sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Aluno-atleta de Varginha conquista medalha inédita para Minas Gerais

Rodrigo Rebartini Reis, aluno-atleta da E.E. Professor Antônio Domingues Chaves, conquistou medalha de Bronze no tênis de mesa dos Jogos Escolares da Juventude.         A conquista, inédita para Minas Gerais na modalidade, veio na disputa Dupla Simples, na manhã do último sábado, 12, em João Pessoa/PB.
            O mesatenista, de 16 anos, disputou ao lado de Luiz Gustavo da Silva Cesário, da E.E. Dr. Emílio Silveira, de Alfenas. A equipe mineira de tênis de mesa foi coordenada pela Professora Roseli Garcia Vilela Protásio.

Jogos Escolares da Juventude
            Trata-se da maior competição esportiva do Brasil para atletas de 12 a 17 anos. Esta foi a segunda participação do varginhense, fato que colaborou para maior confiança nas disputas, mas não minimizou os desafios. “Treinava todo dia no galpão na Fermavi. Moro no Sion e pegava carona”. 

            Questionado se houve um momento ruim na competição, foi enfático: UNIFORME! Explicou que no primeiro dia de competição, os quatro alunos-atletas vestiram o uniforme tamanho G, fornecido pela Feemg, responsável pela delegação mineira. “Fatores externos, por mais simples que sejam, atrapalham a concentração e confiança dos atletas”, comentou a profª Roseli, que conseguiu autorização de uso de uniforme próprio nos outros dias.
            Mesmo conhecendo alguns adversários, pois participa das disputas da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, Rodrigo não esperava conquistar a tão sonhada medalha no JEJ: “foi uma emoção única!”, disse.

Esporte na escola
Rodrigo conta que seu primeiro contato com o tênis de mesa foi aos 12 anos, na educação física da escola: “comecei a gostar e brincava no horário de recreio e depois das aulas”.
            Depois de ganhar um torneio Interclasse e assistir uma palestra do renomado Wesley Rosa, começou a frequentar a escolinha da modalidade.    A partir daí passou a dedicar-se, treinar e participar de competições.
            O jovem não se arrepende de sacrificar a diversão. Conta que muitos amigos estranham e até criticam tamanha dedicação ao esporte, mas Rodrigo já está colhendo bons frutos. Além do Bronze no JEJ, sagrou-se vice-campeão Brasileiro Juvenil CBTM, e 5º lugar do ranking juvenil da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Orgulho da escola
            Esta é realmente uma conquista para se orgulhar! Rodrigo é o primeiro medalhista nacional da Escola Domingues Chaves.
            A Profª Deviene Garcia Isidoro assumiu a direção da escola este ano com uma proposta de envolvimento do esporte e anseia pela conclusão da quadra poliesportiva em breve.
            Satisfeita com desempenho e resultado do mesatenista, quer investir na modalidade, inclusive com a aquisição de mesas novas já no próximo ano. Para ela, o esporte vinculado com a escola, faz com que os alunos valorizem o ambiente escolar e orgulhem-se da escola.

De atleta à técnica
            O esporte e a Escola Domingues Chaves fazem parte da história da Profª Roseli Vilela. Foi lá que Roseli estudou e foi de lá que, aos 12 anos, foi convidada para praticar atletismo no Melão, com o Prof. Helder.
            Depois de concluir o curso de Educação Física, trabalhou em outras escolas, mas ao retornar este ano, sente-se extremamente realizada, principalmente após esta conquista inédita, da qual ela é parte efetiva.
            Roseli considera-se privilegiada por ao trabalhar o esporte escolar. Orgulha-se do empenho dos alunos e vibra com o desempenho.
            Sobre a experiência em João Pessoa, a professora destaca a organização do evento, da delegação e atletas, principalmente os quatro integrantes do tênis de mesa. “Fui agraciada com garotos maravilhosos, educados e comprometidos com a competição”, afirmou. 
 Quando fala sobre Rodrigo, demonstra muita admiração: “é um verdadeiro exemplo, um bom aluno que não escora no esporte, tem mérito no estudo, bom rendimento, disciplina e dedicação”.

 O futuro do aluno-atleta
“Treinar no estado de São Paulo – potência brasileira no tênis de mesa”, esse é o sonho do varginhense.
Rodrigo espelha-se no exemplo de Wesley Rosa. Reconhece que a modalidade já avançou muito em Varginha, principalmente após a parceria da Associação Varginhense de Esportes. “A AVE fortaleceu o tênis de mesa, o Carlinhos dá um suporte fundamental para treinos, viagens e competições”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário