terça-feira, 29 de novembro de 2016

Prefeitura desenvolve programa de ergonomia e ginástica laboral

A Prefeitura de Varginha está incentivando um programa de ergonomia e ginástica laboral, uma iniciativa do Setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde(Semus)/Setor de Atenção Básica. Ergonomia é uma palavra de origem grega sendo que ergon significa “trabalho” e nomos “leis ou normas”. Trata-se de uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos variados ligados, por exemplo, a anatomia, psicologia, engenharia, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.
            O programa começou a ser desenvolvido em 2015. A enfermeira Rosane Alves Pereira relatou ouvir muitas queixas de dores ao digitar e verificou junto ao Setor de Fisioterapia Municipal uma importante relevância sobre o tema. Começou a pesquisar e 
Publicidade

desenvolveu juntamente com outros profissionais, como fisioterapeuta e educador físico, um programa com orientações. Mais de 2 mil cartazes foram impressos com as informações e orientações sobre o ambiente adequado para digitação. Um exemplo simples para prevenção de patologias seria ajustar o monitor à altura dos olhos e manter os ombros relaxados durante a digitação.

Ginástica laboral
O cartaz também contém alguns exercícios simples de alongamentos para que os servidores públicos municipais façam a ginástica laboral afim de melhorar a condição física, que resulta em benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais. São exercícios rápidos durante poucos segundos que resultam no bem-estar dos trabalhadores.
Publicidade
            Depois que começou a seguir as dicas da ergonomia e a praticar a ginástica laboral, a enfermeira Rosane já começou a perceber a diferença em si mesma. “As dores diminuíram porque vinham, principalmente, da minha postura inadequada”, revela.
            Agora, o cartaz está sendo entregue em todos os setores da Prefeitura para que os servidores tenham em mãos as informações e sigam as dicas. A distribuição começou em 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho. Além dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a iniciativa do Setor de Saúde do Trabalhador conta com apoio do Setor de Segurança, Medicina do Trabalho (Sesmt) e também do Setor de Fisioterapia Municipal e educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel),  que também ajudam a distribuir e orientar os trabalhadores  quanto à importância do cartaz e à mudança de hábitos nas Unidades Básicas de Saúde.
Publicidade
Nesta segunda-feira, 28, a enfermeira Rosane e o educador físico Diego Avelino Geraldo se encontraram com o prefeito Antônio Silva no gabinete. O prefeito deu um testemunho sobre atividade física. Ele faz alongamentos todos os dias e pratica exercícios físicos com frequência para garantir a qualidade de vida. “Foi muito gratificante ouvir isso do nosso prefeito, o que comprova que a prevenção é a melhor forma de combater doenças e buscar o bem-estar”, disse Rosane. Ela completou que “é perceptível a energia que o prefeito tem”.

Prefeitura
A Prefeitura de Varginha possui cerca de 3 mil servidores públicos efetivos. Este projeto visa beneficiar todos que poderão ser agentes multiplicadores dessas atividades.
 Por: Departamento de Comunicação PMV


Nenhum comentário:

Postar um comentário