quinta-feira, 18 de março de 2021

História da Corrida de Jovens e Adultos de Varginha

  

Como surgiu? O professor Lauro Cezar contou ao Jornal PODIUM, confira:

Em 2011, quando lecionava para os alunos do EJA da Escola Afonso Pena, um deles me pediu para realizar um projeto além dos muros da escola.

Pensei naquele momento em uma caminhada, mas o que me chamou a atenção foi a ideia de realizar uma corrida de rua simples específica com alunos do EJA das escolas da cidade.

No início de 2012, visitei todas as escolas da cidade e fiz a divulgação do evento.

Para minha surpresa, no dia do evento tivemos 100 inscritos nessa primeira edição, sendo a grande maioria de atletas amadores e profissionais das cidades vizinhas e apenas dois alunos do ensino EJA de Varginha.

Em 2013, fiz uma reformulação no evento, buscando novas parcerias, trazendo toda a tecnologia da época e um novo percurso de 5 km com a largada e chegada na Praça da Fonte. 

Naquele ano, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a corrida para fazer parte do calendário oficial de eventos do Município.

Em 2014, tivemos mais uma inovação, fomos a primeira corrida de rua da cidade a ter uma cobertura ao vivo por uma rádio local.

E assim fomos até 2016, com esse evento que mobilizou atletas da cidade, da região e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro.

Claro, que tivemos atitudes que foram questionadas por diversos atletas, mas todas as normas, regulamentos, prestação de serviços foram formuladas com base em regulamentações oficiais, como a FIA: Federação Internacional de Atletismo e outros órgãos competentes. 

Em 2017, fizemos a primeira exposição esportiva no Museu Municipal com o nome: Varginha: O Templo da Arte de Correr.

E assim, ao encerrar essa trajetória e relembrar momentos que marcaram o Esporte na cidade, somente tenho que agradecer a todos os atletas amadores, profissionais, parceiros, patrocinadores e a todos que participaram desses momentos de muita emoção na Corrida de Jovens e Adultos de Varginha.

            Em 2017, fui convidado pela Aciv para realizar uma corrida de rua para o evento Café Com Tudo, e assim surgiu a Corrida do Café, realizada até o ano de 2019. Desde 2020 não foi possível a sua realização devido a pandemia do Covid-19. Mas, desejamos em breve realizarmos novamente esse evento tão importante para a cidade de Varginha. 

Novos tempos

Já me perguntaram sobre o motivo de não dar continuidade a Corrida de Jovens e Adultos de Varginha, já que a mesma é uma lei municipal e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, e essa pergunta é muito simples responder:

- Atualmente tenho uma empresa de cursos e Palestras de Capacitação e sou Professor de Educação Física há 13 anos. Inclusive, temos um curso de Capacitação para organizadores de corridas de rua com o nome: Organização e Administração de Corridas de Rua.

Parabenizo os organizadores das corridas atualmente realizadas em nossa cidade. Realizar um evento exige coragem, responsabilidade e compromisso.

Por fim, a nossa cidade é um celeiro de grandes atletas.

            Parabéns Varginha por ser uma terra de grandes talentos e obrigado em especial ao Jornal PODIUM pela parceria de sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário