quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Chave A do Amadorzão tem primeiro rebaixado e cinco times lutando por três vagas na próxima fase; veja o que cada equipe precisa fazer para se classificar

 Por: Alisson Marques para o Jornal PODIUM

Com apenas um ponto conquistado, Mattos Calçados foi rebaixada faltando uma rodada para o término da primeira fase; disputas por vagas à próxima fase seguem acirradas

            Emocionante. Essa é a palavra que define o Amadorzão 2022 ou, pelo menos, a chave A do torneio. A rodada do último domingo (20), definiu o rebaixamento da Mattos Calçados que, com apenas um ponto conquistado, não tem mais chances matemáticas de fugir da lanterna no grupo.

            Na outra ponta, somente o líder - e já classificado - Libertas, está tranquilo. Isso porque, cinco equipes ainda sonham com a vaga ao mata-mata, são eles: Fertipar, São José, São Bento, Registânea e Frangobel.

Quatro partidas foram realizadas no domingo, com destaque para a goleada do Registânea sobre a Frangobel por 4 x 1. Quem também se deu bem foi a Fertipar, que venceu a Mattos por 1 x 0 e rebaixou o rival. São Bento e Bonsucesso ficaram no  2 x 2. O resultado eliminou as chances de rebaixamento do Bonsucesso e ligou o alerta no São Bento, que não vence há dois jogos após uma incrível reação. Outra equipe que segue embalada é o São José. Desta vez, a equipe venceu o Libertas por 2 x 1. Se há rodadas atrás, a classificação parecia impossível, hoje não é mais. Com duas vitórias e um empate nas últimas partidas, o time entrou de vez na briga. Vale ressaltar que, na última rodada, o São José enfrenta a Mattos, já rebaixada.

Ficha técnica dos jogos deste domingo

         Bonsucesso 2 x 2 São Bento

Gols Bonsucesso: Diogo Augusto e Márcio da Silva

Gols São Bento: Túlio Geraldo e Yerkis Cunha

         São José 2 x 1 Libertas

Gols São José: Leonardo Andrade (2x)

Gol Libertas: Mateus Muller

         Mattos 0 x 1 Fertipar

Gol Fertipar: Antônio Silva

         Frangobel 1 x 4 Registânea

Gol Frangobel: Léo Aquino

Gols Registânea: Pedro Henrique, Mário Augusto, Flávio Castro e Caíque Souza

Última rodada e o que cada equipe precisa fazer para se classificar

A última rodada será dramática e emocionante para todos da chave A. Vale ressaltar que, os jogos desta rodada, são válidos pela quinta, onde não aconteceram todos os jogos. Somente Libertas e Fertipar já fizeram todas suas partidas na chave. Os jogos estão marcados para o próximo dia 4 de dezembro.

Estádio Rubro Negro

8h45 - Frangobel x Bonsucesso

10h45 - Registânea x São Bento

Semel

10h - São José x Mattos

O que cada equipe precisa fazer para se classificar?

         Fertipar: Em segundo na classificação, com 11 pontos, a Fertipar precisa torcer para a Frangobel não vencer seu jogo, diante do Bonsucesso, por uma diferença de quatro gols ou mais e, além disso, torcer para que não haja empate na partida entre Registânea x São Bento. Em caso de empate neste jogo, as três equipes ficariam empatadas em pontos, com o Registânea levando vantagem no saldo de gols. Neste cenário, a situação para Fertipar se complica, pois mesmo empatando em pontos com o São Bento e, também, no saldo de gols, o time perderia no terceiro critério, que é gols marcados. Hoje, a Fertipar tem sete gols feitos contra 11 do São Bento. O São José é outra equipe que, só não fica na frente da Fertipar, se perder o jogo para Mattos. Vale ressaltar que a equipe já fez todos os jogos desta fase.

         Registânea: Vencer ou empatar contra o São Bento. As duas equipes duelam na última rodada, e a Fúria Laranja leva vantagem sobre o time do treinador Becati no saldo de gols. Em caso de derrota, o Registânea precisará torcer contra São José e/ou Frangobel se classificar. Importante enfatizar que o primeiro jogo da rodada é, justamente, Frangobel x Bonsucesso, ou seja, Registânea e São Bento já entram em campo sabendo do resultado.

         São Bento: O São Bento perdeu forças bem na hora que não podia. O aurinegro não vence há dois jogos e vê uma classificação que parecia certa, se complicar. Mas ainda há chances de classificação. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Registânea dependendo somente de si para avançar. Uma simples vitória coloca o time na próxima fase. O empate deixa o São Bento com saldo igual ao da Fertipar, mas na frente no terceiro critério, que é gols marcados, o que também poderá acarretar numa classificação. Para isso é necessário torcer para a Frangobel não golear o Bonsucesso por quatro gols ou mais. Um tropeço do São José também é interessante para a equipe.

         São José: Se por um lado, o São Bento perdeu forças quando não podia, por outro, o São José cresceu na hora H do torneio. Com duas vitórias nas últimas duas rodadas, a equipe chega para o último jogo dependendo somente de uma vitória simples, contra a Mattos, para se classificar. O empate também pode classificar o São José dependendo de outros resultados.

         Frangobel: A goleada sofrida para o Registânea no último domingo complicou muito a situação da Frangobel. O time do treinador Vitinho tem apenas oito pontos e o pior saldo de gols entre as equipes que brigam pela classificação, com -2. Para se classificar sem depender de ninguém, a equipe precisará golear o Bonsucesso, que entrará em campo somente para cumprir tabela, por quatro gols ou mais. Em caso de vitória por um placar abaixo deste saldo, será necessário torcer para que o São José perca para a Mattos e, além disso, para que não haja empate na partida entre Registânea x São Bento.

Vale ressaltar que, todas as possibilidades de classificação foram feitas seguindo os critérios de desempate da competição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário