quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Menino de ouro do ciclismo varginhense

       O jovem Claudio Moreno Filho, de apenas 16 anos de idade, cravou seu nome na história do ciclismo de Minas Gerais. Nesta temporada de 2017, Claudinho sagrou-se campeão das duas principais competições do Governo Estadual: JEMG e JIMI.
            Foram conquistas excepcionais para o esporte varginhense, comprovando o potencial de um atleta ainda na categoria juvenil.
            A maior aposta varginhense na conquista de um título na etapa nacional dos Jogos Escolares, em Brasília/DF, no mês de novembro, está confiante e determinado. Muita disciplina, dedicação, foco e apoio da família e amigos. Os pais, Cláudio e Adriele, também estão “concentrados” no objetivo. A preparação física está a cargo da academia Total Fitness e Escolinha do Enoque, os treinos específicos para a Nacional são acompanhados por Marcelo Gonçalves e Rafael Pereira, e Jaime Macedo cuida das questões burocráticas e logística.  

O INÍCIO
            O amor pelo esporte em duas rodas - moto e bike - vem de família. O pai é um apaixonado por motovelocidade e por MTB. O padrinho, Fábio Moreno, é referência nas quatro modalidades de ciclismo: BMX, MTB, SPEED e DH.
            E foi justamente pelo downhill que o pequeno Cláudio se interessou primeiro, mas como era muito jovem foi incentivado a começar pelo moutain bike. No começo, apenas trilhas com os pais, depois veio a primeira competição, em Piumhi/MG.
            Em 2015, Claudinho já demonstrava seu potencial para grandes títulos, venceu a seletiva municipal do JEMG módulo I, venceu a Estadual e foi brilhante (7º) na Nacional.

ANO DOURADO
            Mas nada se compara a 2017! No primeiro semestre, Claudinho venceu o Simulado do Teixeira, 100KM na Fernão Dias, uma competição sem divisão etária. Em seguida, veio o Bike Fama MTB, 6º colocado geral entre mais de 200 competidores. No Valeparaibano, categoria Juvenil, não se intimidou com adversários de equipes paulistas e venceu de forma espetacular, abrindo voltas no circuito.

Do Jogos Escolares ao Jogos do Interior
            Em Uberaba, o aluno-atleta da Escola Batista comprovou a superioridade sobre os adversários e trouxe as três medalhas de ouro: contrarrelógio, circuito e prova por pontos. A soberania na competição com atletas de 15 a 17 anos de idade dentro do Estado, foi um incentivo para investir nesse potencial. 
            Inicialmente, o JIMI seria apenas mais uma competição de treinamento para a nacional escolar, mas Claudinho tornou-se o primeiro varginhense campeão de ciclismo nos Jogos do Interior de Minas. 

BOLSA ATLETA
            Estes títulos qualificam o jovem varginhense à conquista do Bolsa Atleta, mas o caminho até o início do recebimento do benefício é longo. O processo burocrático ocorre ao longo de 2018 (abertura de edital, inscrição e seleção), para recebimento durante o ano seguinte (2019).
            E, como todos sabem, o esporte requer muito investimento. O ciclismo ainda mais. E Claudinho, com todo seu potencial ainda não tem patrocinador, conta apenas com o famoso “PAItrocínio” e apoio da Semel.
            Apesar da luta diária e do investimento financeiro constante que o ciclismo exige, o pai - Cláudio - é enfático ao afirmar que acima do orgulho do campeão, está a satisfação de cumprir o dever de educar para uma vida saudável.

GALERIA DE FOTOS
Cláudio Moreno Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário