segunda-feira, 9 de outubro de 2017

COLUNA DO ZÉCA – MITO OU VERDADE

Por: José Aladir Soares (Zéca)

Quando surgiu o primeiro time de futebol em Varginha e quando foi inaugurado o Estádio Rubro Negro da Rua Paraná

            A história do futebol em Varginha é centenária e desde o surgimento da cidade, já se tinha conta de que o esporte mais popular do planeta já fazia disputas acirradas pelos campos dos bairros e zona rural do município.
            Mas, o primeiro clube oficial e devidamente legalizado com diretoria e que realmente representaria a cidade, só surgiu em 1915. Fato que agradou a maioria da população, mas que também houve desagrado por parte de outros. 
LINK
            Inicialmente, mais de quarenta (40) jovens promissores se reuniram e levaram em frente a  idéia de que a cidade precisava de um time de futebol para representá-la, foi aí que surgiu o “VARGINHA SPORT CLUB”, que teve como primeiro presidente o CORONEL GABRIEL PENHA DE PAIVA, mais conhecido como BIÉ PAIVA. Com muita satisfação, seu Bié Paiva doou de presente, o terreno para que fosse construído o primeiro campo do VARGINHA SPORT CLUB, Imóvel localizado ao lado do Hospital Regional, na Vila Pinto, onde é hoje a Rua Dona Cota. Com a Prefeitura abraçando a causa e executando o trabalho de terraplenagem e total aprovação da Câmara de Vereadores. A data da fundação do VARGINHA SPORT CLUB, foi no dia três (03) de Outubro de 1915. Os primeiros atletas e a primeira foto da nova equipe surgiu depois de algum tempo, com a seguinte formação: NADICO – JOSÉ JORDÃO – ORLANDO ELISEI – JÚLIO CESAR OLIVEIRA (BORÓRÓ) – FAUSTO PRADO – JÚLIO FONSECA – FAUSTO SÉRIO – FRANCISCO GERALDI (CHICO FOGUETEIRO) – ALBERTO MORAES – CAXAMBUZINHO E JORDINO. Este time (VARGINHA SPORT CLUB) deu muitas alegrias a milhares de torcedores e simpatizantes, vencendo jogos dentro e fora da cidade. No dia de jogo no campo do time Varginhense, a torcida era convocada por uma BANDINHA e depois das paridas faziam calorosos bailes, onde surgiam muitos namoros e até casamentos na época.
            Desde então, muitas outras equipes de futebol foram formadas na cidade, A.V.E, LIBERTAS, VERA CRUZ, V.E.C dentre outras e principalmente times de empresas, como Navarra, Lentini e CBC.
            Já, no ano de 1927, foi inaugurado na cidade, um dos maiores “ESTÁDIOS” do estado de Minas Gerais que se chamava “STADIUM VARGINHENSE”, que além do campo de futebol com medidas oficiais, tinha Pista de HYPÓDROMO (PISTA PARA CORRIDA DE CAVALOS), VELÓDROMO (PISTA PARA CORRIDA DE CARROS), QUADRA DE BASQUETE, VOLEY, TENIS, RING, PISTA PARA PRATICA DE GINASTICA E PATINAÇÃO, SALÃO DE FESTAS, SALÃO DE BAILES E SALÃO DE JOGOS (CASSINO).  Sua construção foi inspirada no ESTÁDIO “COLOMBES” DA FRANÇA, palco das disputas das Olimpíadas de 1924. 
LINK
            O STADIUM VARGINHENSE tinha capacidade para mil e quinhentos (1500) torcedores na arquibancada e duas mil (2000) na geral. O local escolhido para a construção desse novo estádio foi onde hoje estão os galpões da Antiga CBC.
            Depois da criação do STADIUM VARGINHENSE, o nome de Varginha se alastrou por toda parte do planeta, passando por nossa cidade, grandes times de futebol, como o Flamengo do Rio de Janeiro, América – RJ, Olaria, Madureira e equipes de outros estados.
            A cidade de Varginha, depois do Stadium Varginhense já contava com inúmeras equipes de futebol e o entusiasmo pelo esporte só aumentava.
            Foi então que em 1939, criou-se o  FLAMENGO FUTEBOL CLUBE de Varginha, apelidado carinhosamente como FLAMENGUINHO e que arrastava milhares de apaixonados para assistirem seus jogos e em comemoração ao maior time do Brasil, Flamengo do Rio de Janeiro. Os jogos e treinos do Rubro Negro varginhense eram realizados no estádio SETE DE SETEMBRO, mas que por uma discussão de um atleta do Flamenguinho com o dono do Sete, não puderam mais usar o estádio.
            A construção de um novo campo tinha pressa e foi com muito esforço e ajuda de todos torcedores e associados que conseguiram realizar os sonhos.
            Finalmente, em 1952 foi inaugurado o Estádio Rubro Negro da Rua Paraná, com capacidade para oito mil (8000) torcedores e com cabine de Rádio, atendendo o pedido da imprensa na época. O jogo inaugural foi marcado contra o ATLÉTICO MINEIRO, que venceu por 6 a 1, placar que não desanimou os torcedores, pois a festa de inauguração varou por toda madrugada. A EQUIPE DE Varginha foi formada por: SABINO – XAVIER – JOSÉ TRAÍRA – ZÓZÓ – TIM – CÉLIO AMORIM – CELSO MONTERASO – GERALDINHO CABEÇUDO – HEBERT – FUED E DOCA. 

            Daí pra frente, o Flamengo não parou mais, conquistando títulos e se profissionalizando, até chegar a ELITE do futebol mineiro e sua torcida cada vez mais apaixonada não parava de crescer, é lógico, que o time passou por altos e baixos, mas sempre tentando superar as crises e dívidas.
            No ano de 1960, atendendo as exigências da Federação Mineira de Futebol, foi inaugurado a iluminação do estádio da Rua Paraná, com doação do material  vindo do Mineirão, na gestão do Governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto e a frente de nossa Prefeitura José Braga Jordão e com apoio fundamental do Dr. José Daphinis Mil Homem Costa.
            Foi em 1994 que o FLAMENGO FUTEBOL CLUBE de Varginha, disputou pela última vez a divisão especial do campeonato mineiro.
            Depois da era FLAMENGO FUTEBOL CLUBE DE VARGINHA, um grupo de apaixonados pelo Flamengo de Varginha criou a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO, nome este que fugia da alta dívida que o antigo clube tinha com o INPS, hoje INSS.  Também, no ano de 2002, aconteceu o famoso clássico da cidade, entre Associação Atlética Flamengo X V.E.C.
            Até nos dias de hoje, a população varginhense sente a falta do TIGRE DO SUL (Apelido dado ao Flamengo) e por várias vezes, mas sem sucesso, tentaram reerguê-lo.
            O que fica na verdade, é a saudade de nossos atletas que sempre honraram com muita dignidade a camisa dos clubes varginhenses, apenas por amor a camisa e a cidade.
            Hoje, a cidade de Varginha está representada pela equipe do BOA ESPORTE CLUBE, que disputa a SÉRIE “B” DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL, devolvendo a alegria aos milhares de torcedores de nossa cidade e região.
            É importante lembrar que, Minas Gerais com quase novecentos (900) municípios, apenas Varginha tem um time de SÉRIE B, a frente de grandes cidades do estado, como: Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Governador Valadares, Betim, Contagem e tantas outras.                                                     
FONTE: REVISTA “STADIUM VARGINHENSE”

Nenhum comentário:

Postar um comentário