quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Zacarias Piva pede ações efetivas de incentivo ao esporte

           Convicto de que o incentivo à prática de atividades físicas deve ser considerado uma questão de saúde pública, sendo mais viável investir em prevenção do que arcar com o ônus de remediar, o Presidente da Câmara de Varginha, Zacarias Piva, solicitou que a Administração Municipal estabeleça, através de Lei, a politica pública de incentivo à prática de esportes para a população.
       Na Indicação nº 445/2017, apresentada na reunião desta quarta-feira, dia 23, Piva ressaltou que o sedentarismo é considerado o mal do século, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias.
            - Doenças e distúrbios como hipertensão, diabetes, osteoporose, dores musculares, obesidade e infarto, que levam à sobrecarga de atendimentos nos postos de saúde, hospitais e pronto atendimento, podem ser evitadas com a prática de atividades físicas regulares, além dos benefícios psicológicos ligados à redução de estresse, ansiedade e depressão -, afirmou.
            Dessa forma, visando à prevenção da saúde e à qualidade de vida da população, solicitou que a Prefeitura, através da Semel, estabeleça uma lei com diretrizes de incentivo à prática de atividades físicas, fomentando toda a população, desde crianças até idosos, com a contratação de professores de educação física e desenvolvimento de atividades em grupo e individuais.
            - É sabido que a SEMEL desenvolve um sério trabalho voltado para o esporte e o lazer, porém, diante dos comprovados benefícios dos exercícios físicos, faz-se necessário intensificar as ações, em todas as modalidades, categorias e idade. Um exemplo que pode ser citado são as aulas de pilates, oferecidas de forma gratuita pela SEMEL e que neste ano, por falta de recursos e de professores, foram canceladas -, finalizou o Presidente de Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário