quarta-feira, 12 de abril de 2017

Marco Lógico - Política pública para o esporte

     A tese de Doutorado da professora Andrea Barra foi “O marco lógico para planejamento, monitoramento e avaliação de política pública municipal na área do esporte”, pois o grande desafio é a continuidade dos programas municipais de esporte.
A metodologia trabalha o levantamento dos procedimentos de planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e a utilização do modelo do Marco Lógico como ferramenta para o planejamento e desenvolvimento de propostas de monitoramento e avaliação no âmbito de uma Secretaria de Esportes, discutindo suas potencialidades, barreiras, limites e possibilidades de aplicação levando em consideração a comunidade envolvida nos projetos.
Esse processo de envolver a comunidade no entendimento, no caso, das práticas esportivas, suas respectivas aplicações e representações, permite subsidiar os projetos sociais e esportivos que tem o esporte como norteador, principalmente aqueles projetos ligados a uma Secretaria de Esportes, pois seus gestores são aqueles que conhecem, ou deveriam conhecer a população da cidade e suas demandas.

LAVRAS É PIONEIRA
            A metodologia proposta do Marco Lógico agora é lei em Lavras.

A Secretaria de Esportes terá que utilizar a metodologia para planejamento, monitoramento e avaliação. No final de cada ano, o Executivo deverá apresentar à Câmara Municipal uma avaliação dos resultados, e em janeiro do ano seguinte, apresentar o planejamento para o ano corrente.

Andrea com vereadores de Lavras
            Em outubro de 2016, a Prefeitura de Lavras sancionou a Lei Complementar Nº 356, proposta pelo Vereador José Márcio Faria. “Apresentei o projeto em plenária e foi aprovado por unanimidade”, contou Andrea.
            O Secretário de Esportes de Lavras, Alexandre de Abreu Belo apoia totalmente o projeto: “É um excelente projeto, nos auxiliará no norte das atividades a serem desenvolvidas. Os dados, bem como as análises dos fatores positivos e negativos nos orientam, para sabermos onde iremos atuar de forma eficiente e produtiva”.
            Andréa enfatiza que a aplicação do Marco Lógico é minuciosa:
- O PPA está sendo construído agora. Eles estão em fase de construção, iniciando o levantamento junto à comunidade (essa fase se chama método zoop) para que a partir disso construam o planejamento. Até o momento eles já realizaram a criação de indicadores de monitoramento e avaliação. Isso nunca foi feito e agora eles podem monitorar e avaliar partindo de um ponto de referencia. Hoje eles têm consciência de quão isso é importante e necessário.
Equipe da Secretaria de Esportes
Alexandre citou a realização de campeonatos municipais, nas diversas modalidades, como um dos programas de estudo: “Analisamos as fraquezas e potencialidades para que possamos atingir a excelência na execução das competições, satisfação dos praticantes e retorno para o município”.

METODOLOGIA
            A metodologia Marco Lógico foi criada nos Estados Unidos pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional. Trata-se de uma ferramenta para a gestão pública, um processo simples e viável que pode ser aplicado em qualquer projeto social, não somente na área esportiva. Trata-se de um método reconhecido e utilizado mundialmente, inclusive no Brasil.

História com o esporte
            Andrea foi atleta de vôlei no VTC, graduada na 1ª turma de Educação Física em Varginha, fez Mestrado na Universidade Federal de Lavras, Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - São Paulo/SP, e trabalha como professora efetiva do Cefet de Nepomuceno.
Foi membro da Equipe Colaboradora do Ministério do Esporte na avaliação e acompanhamento de projetos e núcleos do Programa Segundo Tempo em Minas Gerais.
Participou do corpo docente em todos os cursos de educação física da região.
Publicidade

Um comentário: