sábado, 9 de junho de 2018

A queda de braço pelo comando do Melão

Torcida lota arquibancada no Amadorzão
Por: Renata Lemos

            Dois temas prevaleceram no cenário esportivo varginhense esta semana. A equipe de vôlei mobilizou positivamente. O varginhense madrugou para assistir as transmissões e torcer pela equipe comandada pelo André do Vôlei, que fez bonito no Campeonato Mundial Escolar de Vôlei. Não conquistaram medalha, mas conquistaram muitos fãs. Fizeram bonito, demonstraram garra, fibra, foram guerreiras. E Varginha está retribuindo com carinho, orgulho e admiração.
            De forma oposta, a diretoria do Boa Esporte faz questão de demonstrar superioridade sobre o varginhense. Agora, desafia até mesmo algumas autoridades políticas ao proibir o uso do Melão. 
            Uma aposta perigosa, pois a rejeição ao time vem crescendo nos últimos anos. Não se sabe se foi após desperdiçar a chance de subir à Série A; se foi após a contratação do goleiro; se foi o desprezo pelos jogadores de Varginha; ou mesmo com o 9x1 do Sub 20 de Betim.

REJEIÇÃO POPULAR
            A verdade é que este ano, o Boa tem o pior público da Série B: média de 359 pagantes (não falta dígito, são realmente trezentos e cinquenta e nove).
            Ao questionar a ausência do torcedor nos jogos do Boa, escuta-se várias respostas, como: Eu vou, sempre ganho ingresso; Assisto na TV paga;  Não gosto de futebol; Boa não é de Varginha; Boa não representa Varginha; Boa tem vermelho e lembra coruja.
            Na tentativa de minimizar a rejeição, alguns “mantras” ainda são declamados: Boa divulga Varginha; Boa dá emprego em Varginha; O que seria do Melão sem o Boa (?).
            Será que o varginhense quer mesmo um time profissional? Um clube forasteiro, uma empresa independente, que despreza a opinião da população local e não se envergonha da casa vazia nas transmissões de TV?

CBF X CESSÃO DO CAMPO
            A lenda de culpa da CBF pela proibição de uso do Melão caiu! Por que a entidade máxima do futebol iria se preocupar com o campo do LANTERNA da Série B? 
            Estádios das equipes da Série A recebem shows, jogos amadores e eventos de outras modalidades. A turnê “Roger Waters - Us + Them” 2018 terá sete shows no Brasil: Allianz Parque, Mané Garrincha, Arena Fonte Nova, Mineirão, Maracanã, Couto Pereira e Estádio do Beira-Rio.
            No fim de abril deste ano, o show do Radiohead no Allianz Parque mudou o jogo do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro para o Pacaembu.
            Em 2017, Mineirão e Independência sediaram jogos de futebol americano e rugby.
            E, o mais recente: Copa dos Refugiados 2018, Etapa Porto Alegre 03/06/2018. Com a participação de mais de cem refugiados e migrantes, a competição na capital do Rio Grande do Sul reuniu oito seleções, representando Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela. As semifinais e o jogo de encerramento ocuparam os gramados do Beira-Rio.
            Tá na hora da diretoria do Boa pegar a gorduchinha, matar no peito, descer para a coxa e colocar a bola no chão. O Melão é de Varginha. Respeite seus anfitriões, que normalmente lotam o Melão no Amadorzão (foto em destaque - arquivo Amadorzão 2015).

LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário