terça-feira, 23 de junho de 2020

Sandro Pena Aureliano conta sua história

Nome: Sandro Pena Aureliano
Apelido: Sandrinho
Idade: 40 anos
Esporte: Atletismo

            O atleta começou a praticar com dez anos de idade, inscrevendo por iniciativa própria em uma corrida patrocinada pelo Banco do Brasil em sua cidade, Nepomuceno. Já nessa primeira vez, em 1990, foi campeão da corrida na sua categoria, em um trajeto de aproximadamente 7 km.

            Desde o começo tive o incentivo de grandes pessoas como Mira, Soró e Joaquim. Eu treinava nas ruas da cidade e participava de competições na região. Minha primeira corrida fora da minha cidade foi em Boa Esperança, onde fui campeão da minha categoria. Nessa corrida, tive o incentivo do Espanhol e Renato Vinhas.”

            O esporte significou para mim uma mudança de vida. Foi através dele que mudei meu futuro e decidi minha profissão, professor de Educação Física. Também por ele vim para Varginha, tentar seguir o sonho de ser atleta.”

            A mudança ocorreu aos 14 anos, e logo já passou a ser atleta do Clube Olímpico Rio Verde, com o apoio do Sr. João Guerra. Participou de diversas competições em nível nacional, como Campeonato Brasileiro realizado no Rio Grande do Sul, Jogos da Juventude na Paraíba, São Silvestrinha e diversas corridas de rua.

            Meu maior orgulho foi quando me sagrei campeão mineiro dos 5.000 metros na categoria infantil, conseguindo índice para os Jogos da Juventude, em João Pessoas na Paraíba.”

            Sempre com o apoio do Helder e Erondina, que também me incentivaram a estudar e me formar como professor de Educação Física. Tive pessoas que me apoiaram e patrocinaram, mas foi difícil ter que ficar longe da minha família.”

            Costumava ter dois treinos ao dia, de manhã e a tarde, e estudava a noite, intercalados entre corridas na rua (asfalto e terra), nas pistas do Estádio Melão e fortalecimento na academia. Atualmente é professor de Educação Física na rede estadual e particular de Varginha. Não pratica mais, mas incentiva e treina seus alunos para pequenas competições na cidade.

            O atletismo significa para mim a realização de um sonho, através dele eu me disciplinei, me tornei mais forte e centrado. Agora levo meus conhecimentos do esporte para meus alunos. A minha maior alegria é saber que o esporte inclui, não diferencia ninguém. A maior frustração por ele é a falta de incentivo por parte de nossos governantes e até mesmo das empresas. Nós temos excelentes atletas que se desmotivam por falta de apoio.”

            Gostaria de agradecer a muitas pessoas que sempre me incentivaram. Primeiro a Deus, por me permitir sempre realizar meus objetivos; aos meus pais e irmãos, pelo apoio de sempre; a minha esposa por sempre estar ao meu lado; aos meus incentivadores Mira, Soró e Joaquim, que me apoiaram no início na minha cidade; ao Espanhol e Renato Vinhas, que me incentivaram a buscar o meu melhor; Elder e Erondina, que sempre estiveram ao meu lado e foram os grandes incentivadores a me tornar professor de educação física; ao Colégio Batista e a Escola Polivalente, onde leciono, por sempre me apoiarem. E aos meus queridos alunos, que sempre me impulsionam a ser melhor”.

            Sandro é enfático ao falar dos inúmeros benefícios que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. “Hoje a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, e o esporte ou práticas esportivas são fundamentais no cotidiano da população, porque auxiliam na manutenção de uma vida saudável. É preciso também destacar a importância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.”

Texto: Maria Júlia Veloso

Publicidade

6 comentários:

  1. Parabéns professor Sandro pela sua história de vida é muito satisfatório ver as pessoas correrem atrás dos seus sonhos e concretizarem com sucesso. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Sandrinho!
    Continue sendo esse grande parceiro que tanto inspira e incentiva nossos jovens a se tornar pessoas melhores!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas suas conquistas realizadas com intusiasmo, foco e determinação!!! Que você continue a ser inspiração para muitos!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns sandro joao pessoa paraiba foi ótimo os dois atletas de varginha eu e você

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sandrinho!👏👏👏. Tmj

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sandrinho! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir