quinta-feira, 25 de junho de 2020

Roseli Vilela conta sua história

Nome: Roseli Garcia Vilela
Esporte: Atletismo

            Começou na época de escola, no Domingues Chaves, com 14 anos. Sua professora de Educação Física, Maricilda, a encaminhou para treinar no Melão como o professor Helder Francis.

            Cheguei lá sem imaginar o que era Atletismo, achava que era só corrida até então”, brinca a atleta. “No começo o esporte significou muito para mim, pois tinha alguns problemas de saúde e me ajudou muito em minha recuperação.”

            Sua primeira competição foi uma corrida rústica de 5km na cidade de Borda da Mata em 1992, onde mesmo sendo a mais nova da turma conquistou o 2º lugar.

            “Mas a que me marcou foi em 1996, JIMI em Barbacena, onde fui campeã nos 800M e vice nos 1.500M e revezamento 4x400, com minhas amigas Aniele Benfica, Erika Donizete e Kadyma Lúcia, com o tempo de 4,27 min.”

            Em 2002, a atleta fez uma pausa para trabalhar, mas nunca desistiu de seus sonhos. Entrou na faculdade de Educação Física dois anos depois e seguiu outros rumos como professora escolar de natação, hidroginástica e pilates, além de ser mãe e dona de casa.

            Depois de 18 anos, voltei para o atletismo com o incentivo do Renato Vinhas, que nunca desistiu do atletismo varginhense. Participo de corridas aqui na região e já conquistei vários troféus e medalhas. Fui até na Meia Maratona do Rio ano passado, e fiquei entres as 68 melhores do Brasil (top 100) 21 km em 1h46min. Foi show demais!

            Roseli treina cada dia em locais diferentes: Alto da CEMIG, Batalhão e em volta do Ribeirão Santa Maria. Três vezes por semana na rua e duas no pilates, para fortalecimento e flexibilidade. 

            A parte mais difícil é ter uma rotina de treinamento, acordar cedo e treinar antes de ir ao trabalho, ou sair cansada e ter que ir treinar. Isso além da falta de patrocínio para as corridas oficiais, porque nós pagamos tudo do nosso bolso. Hoje, o esporte significa mais que superação para mim, por ser mãe, profissional e ainda encontrar tempo para treinar. É difícil, mas não impossível. Superação, amor e orgulho me fazem uma grande profissional, pois tenho muito amor por tudo que faço e devo isso ao esporte, que sempre esteve presente em minha vida.”

Meu maior orgulho é poder servir de exemplo para meus filhos, alunos e amigos. Como é bom ouvir as pessoas dizerem que se espelham em mim… isso não tem preço! Também guardo com carinho uma lembrança de 2016, quando fui a técnica de Minas Gerais no tênis de mesa na cidade de João Pessoa, na Paraíba.”

            A professora diz que sua maior alegria hoje em dia é: “Poder correr e ser feliz, e ver meu marido e meus filhos correndo também.”

            Frustração e decepção: “Ver alguns amigos que perdemos para o alcoolismo e drogas; a falta de reconhecimento do Atletismo a nível municipal, estadual e nacional.”

            Sempre falo que meu ídolo é o professor Helder, que foi meu técnico, amigo e professor na faculdade. Ajudou muito na minha formação como atleta, pessoa e profissional. Ele me inspira, pois sempre é uma pessoa de caráter, estudioso e foi um excelente técnico. Um paizão para todos os atletas que passaram por ele, e muito estudioso!” afirma Roseli.

            Seus planos agora incluem, primeiramente cuidar da própria saúde e da sua família, além de continuar estudando, trabalhando e treinando.

            Aprendi com o esporte que podemos nos superar a cada dia, acreditar em nossos sonhos e traçar objetivos sempre. Gostaria de agradecer primeiro a Deus; meu esposo; meu patrocinador Leandro Protásio, que sempre me apoiou; meus amigos de treino; aos meus alunos, que confiam em meu trabalho; minhas irmãs, Nilva e Rosilene, que sempre me ajudaram e apoiaram em tudo. Um grande abraço os meus amigos da minha primeira equipe Atletismo de Varginha dos anos 90/2000, os Negretes. A equipe Correr Viver Bem e Runners Viagens. Amo vocês!”

Publicidade

5 comentários:

  1. Parabéns madrinha!Minha guerreira!continue sendo essa mulher forte e edependente!Que Deus continue abençoando seu caminho!❤

    ResponderExcluir
  2. Vai fazer eu chorar
    A parte que voce agradece seus alunos todos tem que saber que alg0uns era da equipe de 90/2000 kkkk Voce merece

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Roseli. Tive o privilégio de participar de algumas dessas competições e vê lá vencendo. Deus te abençoe. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns minha querida e amor da minha vida
    Te amo demais e vou continuar te apoiando sempre, que Deus te abençoe muito ...te amo

    ResponderExcluir